O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, 89 anos, teve seu falecimento confirmado na tarde desta terça-feira (13). Até o momento, a causa da morte não foi divulgada, porém, Mujica lutava contra um câncer de esôfago desde abril de 2024 e estava em cuidados paliativos em casa.
Mujica também sofria da Síndrome de Strauss, doença imunológica crônica que causa inflamação dos vasos sanguíneos e afeta vários órgãos, inclusive o pulmão, provocando insuficiência respiratória grave.
A morte foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que utilizou suas redes sociais para se despedir e homenagear o antigo líder.
Pepe Mujica
Nascido em Montevidéu, Uruguai, Pepe Mujica era filiado ao Movimento da Participação Popular (MPP) desde 1989. Conhecido por seu estilo de vida simples, preferia viver recluso em sua chácara na zona rural da capital uruguaia.
Foi presidente do país entre 2010 e 2015. Como senador, seu mandato durou três anos, de 2015 a 2018. Era considerado um ícone da esquerda latino-americana em defesa das causas sociais e políticas públicas voltadas às minorias.
Em sua vida política, lutou no combate à pobreza e desigualdade, descriminalizou o aborto, legalizou a cannabis, apoiou a agricultura família e aumentou o salário mínimo.
Na década de 1960, participou do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, influenciado pela revolução cubana que eclodiu à época. Ficou preso por quase 14 anos, torturado e vivendo sob condições extremas. Em 1985, com o fim da ditadura militar no país, foi anistiado.
Homenagem nas redes sociais
Nas redes sociais, vários políticos, autoridades mundiais e simpatizantes repercutem a morte de Pepe Mujica. Os comentários, em sua maioria, destacam positivamente o líder uruguaio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Ministério das Relações Exteriores, soltou uma nota à imprensa informando que recebeu a morte de Mujica com “grande pesar”. Ressaltando os feitos do ex-presidente uruguaio, a quem chamou de “amigo do Brasil”.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, também utilizou suas redes sociais para lamentar a morte de Mujica, destacando-o como exemplo de sabedoria, pensamento e simplicidade para a América Latina.
Publicação da presidente Claudia Sheinbaum sobre a morte de Pepe Mujica (Foto: reprodução/Instagram/@claudia_shein)
Até a noite desta terça-feira (13), o assunto era o segundo mais comentado da rede X, antigo Twitter, com 146 mil postagens.
Ainda não há informações sobre o velório ou sobre o enterro do líder que, segundo especialistas, colocou o Uruguai no cenário mundial e conseguia transitar pelo cenário político com firmeza e simplicidade.