Pesquisa do Datafolha revela que 39% dos brasileiros se sentem inseguros nas ruas à noite 

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
3 min de leitura
Foto destaque: rua de São Paulo (Reprodução/Conrado Tramontini/via Getty Images Embed)

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que a sensação de insegurança nas ruas entre os brasileiros tem aumentado. Conforme o Datafolha, quase 40% das pessoas entrevistadas dizem sentir muita insegurança nas ruas após escurecer. O levantamento do Datafolha ouviu 2.002 pessoas maiores de 16 anos, entre os dias 19 e 20 de março. 

Segurança nas cidades brasileiras 

Segundo a pesquisa Datafolha, 26% dizem sentir pouco de insegurança e 21% se sentem “mais ou menos seguras”, dando uma queda considerável em relação à última pesquisa que marcava 26%. Os que se sentem seguros são 14%, número que se mantém estável desde março de 2022. 


Imagem de Porto Alegre, representando a região Sul do Brasil, que tem o menor percentual de insegurança, registrando 32% (Foto: reprodução/ Paulo Hoeper/ Via Getty Images – Embed)


No Sudeste, temos o maior percentual de insegurança, chega a 45% o número de pessoas que se sentem muito inseguros pelas ruas. Em relação a gêneros, a diferença em relação à insegurança é 12%. Apenas 33% dos homens dizem se sentir inseguros nas ruas da sua cidade, já as mulheres chegam a 45%. 

Em termos de cor, os pretos são os que apresentam a maior taxa de percepção de insegurança, com 42%. Em seguida aparecem os brancos, com 40%, e os pardos, com 38%. 

Interior e metrópoles 

O Datafolha analisou também a percepção de insegurança nas cidades grandes é muito superior às regiões do interior. 52% dos entrevistados dizem se sentir muito inseguro, em contrapartida, no interior, 31% não têm sensação de segurança nas ruas. Nas metrópoles, apenas 7% se sentem seguros, no interior o percentual é mais que o dobro chegando a 19%.  

Situação econômica 

A pesquisa também detalha que a sensação de segurança para os brasileiros nas ruas está diretamente ligada a situação financeira. Entre as pessoas que consideram uma melhora na situação econômica, 27% se sentem inseguros nas ruas. Em compensação, para aqueles que tiveram uma piora na condição financeira o percentual passa da metade, chegando a 53% no grau de insegurança contra apenas 10% que se sentem seguros pela cidade após anoitecer. A margem de erro é de dois pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos. 

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile