Pesquisadores da Califórnia elaboram gel eficaz de combate a incêndios em residências

Pesquisas mostraram que o novo gel pode evitar que materiais tóxicos se decomponham com mais facilidade

Ana Claudia Lima Por Ana Claudia Lima
3 min de leitura
Foto destaque: representação da funcionalidade de novo aerogel que evitam a propagação do fogo (reprodução/foto: revista científica Advanced Materials)

A revista científica Advanced Materials, publicou na última quarta-feira (21), um estudo onde relata a descoberta de um novo gel capaz de aumentar o tempo em conter as chamas em casos de incêndio e para utilizá-lo é prático: basta pulverizar o local onde o fogo estiver queimando, antes de chegar ao local e se alastrar, sejam elas casas ou ou infraestruturas que possam desabrigar moradores. 

É válido ressaltar que esses materiais não são tão novidade assim, além de serem utilizados em cinemas, com cenas de ação, por exemplo, a grande valia deste produto é a sua duração, pois os já existentes nos mercados possuem uma duração de no máximo 45 minutos, pois após este tempo eles secam e deixam de surtir efeito. 


Imagem ilustra como funciona a nova proteção em gel adicionado com polímero à base de celulose e partícula de sílica (Foto: reprodução/revista científica Advanced Materials)

E como esses géis atuam no combate ao fogo?

Estudos mostram que esses géis contém melhoramento de água, formando aerogéis de sílica ativados por calor. Estes que auxiliam no combate a propagação, é um polímero absorvente, que em contato com a água, se torna gelatinosa que se prende à superfície. Os já existentes, não resistem ao incêndio em florestas onde as temperaturas chegam a 100 graus Celsius. 

Além da água e do polímero à base de celulose, há também a sílica, que cria uma base delicada e esponjosa sobre o ambiente onde o produto é aplicado, formando uma espécie de escudo de isolamento ao fogo. 

De acordo com Eric Appel, um dos principais pesquisadores autores deste estudo e também professor associado de ciência e engenharia de materiais na Universidade de Stanford, disse em comunicado a imprensa: 

“Em condições típicas de incêndio florestal, os géis atuais que melhoram a água secam em 45  minutos. Desenvolvemos um gel que teria uma janela de aplicação mais ampla – você pode borrifá-lo mais antes do incêndio e ainda obter o benefício da proteção – e funcionará melhor quando o incêndio chegar”. 

Este produto que, de acordo com cientistas, forma uma nova estrutura sólida de aerogel, pois ao ser exposto em altas temperaturas, diferente dos géis já existentes que secam muito mais rápido. Funciona da seguinte forma: quando o fogo atinge o gel, a água evapora e a celulose presente na mistura queima, porém as partículas de sílica se transformam em uma escuma isolante que compartilha o calor por toda a parte. 

Também conhecida como “fumaça sólida”, é leve, sólido e poroso, sendo reconhecido como o material sólido mais leve do mundo. 

Sair da versão mobile