Uma bomba explodiu próximo de um centro de saúde reprodutiva em Palm Springs, na Califórnia. A explosão matou uma pessoa e feriu pelo menos quatro. O FBI considerou que o incidente, que ocorreu neste sábado (17), foi um “ato intencional de terrorismo”
Conforme o diretor assistente do escritório de campo do FBI em Los Angeles, Akil Davis, as autoridades têm um indivíduo em observação na investigação e não procuram suspeitos. Davis não forneceu mais detalhes sobre o caso.
“Não se enganem, este é um ato intencional de terrorismo”, afirmou o diretor.
Ele acrescentou que o FBI determinará se foi um ato terrorista internacional ou doméstico.
A morte da vítima
A bomba explodiu antes das 11h pelo horário de Brasília. Segundo o prefeito de Palm Springs, Ron DeHart, o artefato estava dentro ou próximo a um carro estacionado do lado de fora da clínica. A pessoa que morreu estava perto do veículo explodido. Akil Davis não comentou se havia alguma relação entre a vítima e a pessoa suspeita na investigação.

“O estado, por meio do Escritório de Serviços de Emergência do Governo da Califórnia, está atuando com autoridades locais e federais no enfrentamento da situação.”
Danos na clínica
Em vídeo postado nas redes sociais, é possível ver a estrutura térrea em que acontecem parte das operações da clínica. A bomba abriu um buraco em uma das paredes. Outros edifícios na área também sofreram danos, segundo as autoridades.
Vídeo mostra os momentos após a explosão da clínica (Vídeo: reprodução/Kyle Grillot/The New York Times)
A American Reproductive Center possui escritórios em pelo menos três cidades da Califórnia. As clínicas oferecem serviços como fertilização in vitro, testes genéticos e doação de óvulos. Apesar dos danos, a empresa informou que o lugar funcionará em sua totalidade na segunda-feira.
Em publicação no Facebook, a clínica afirmou que o laboratório e os óvulos, embriões e materiais reprodutivos estão seguros e todos os membros da equipe estão ilesos. “O momento nos abalou, mas não nos parou”, escreveu o Dr. Maher Abdallah, que dirige a clínica, na postagem.