Pilotos cochilam por meia hora durante voo na Indonésia

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Piloto dormindo (reprodução/site/Brasil Urgente)

No dia 25 de janeiro o avião Airbus A320 da Batik Air precisou desviar de sua rota original após os pilotos cochilarem por 28 minutos na cabine de comando. O incidente ocorreu na Indonésia e a aeronave contava com um total de 153 passageiros a bordo. 


Avião voando (foto: reprodução/site/El País)

A investigação

O governo da Indonésia confirmou no último sábado(9) que abriu uma investigação para apurar o caso. Segunda as apurações do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, no dia do ocorrido, os pilotos que estavam fazendo a viagem já haviam realizado dois voos entre as cidades de Kendari e Jacarta no mesmo dia. 

Como aconteceu

No primeiro voo, destinado a cidade de Kendari, um dos pilotos contou ao colega que não havia descansado o suficiente na noite anterior, já que o mesmo precisou acordar várias vezes durante a noite para cuidar dos filhos gêmeos recém nascidos. Já que era copiloto, o mesmo foi autorizado a descansar e dormir um pouco, e assim o fez, por cerca de 30 minutos, em seguida o voo pousou normalmente em Kendari. 

Por volta das 8h no horário local, o avião fez o caminho de volta, indo em direção a cidade de Jacarta. Durante a viagem o piloto que não havia dormido por sua vez pediu para descansar, e assim o fez. De acordo com as investigações, o que aconteceu foi que o copiloto também dormiu, cerca de 1h30min após o voo decolar. Logo, a torre de comando tentou contato e não obteve sucesso por inúmeras vezes. Após cerca de 28 minutos, o piloto que dormiu primeiro acordou e percebeu o que estava acontecendo. Então, o mesmo notou que o avião havia desviado da rota.

De acordo com documentos das autoridades da Indonésia, o piloto afirmou que na verdade o rádio havia sofrido um problema de comunicação. Em seguida, o avião pousou normalmente e nenhuma das 153 pessoas ficaram feridas. Devido ao acidente, as autoridades da Indonésia enviaram recomendações à companhia aérea Batik Air para reforçar seus procedimentos de segurança evitando assim outros acidentes futuros.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile