INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

PF apreende passaporte de Bolsonaro para que ele não fuja do país durante as investigações

A suspeita se baseia no incidente de 2022, quando o ex-presidente foi à Florida para não passar a faixa ao novo presidente

Polícia Federal apreende passaporte de Bolsonaro 1
Ex-presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/Reuters/Ueslei Marcelino)

Nesta quinta-feira (8), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação da Polícia Federal, e teve o seu passaporte confiscado para garantir que não iria sair do país durante as investigações atuais.

O documento se encontrava no seu escritório em Brasília, na sede do Partido Liberal (PL) – cujo presidente, Valdemar Costa Neto, foi preso nesta manhã por porte ilegal de arma de fogo – e teve a certidão de entrega já emitida, o que o advogado do ex-presidente, Paulo Bueno, já confirmou. A Operação Tempus Veritatis, deflagrada, foi embasada pelo ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

No total, a Polícia Federal hoje deve cumprir 33 mandatos de busca e apreensão, em dez diferentes estados, além do Distrito Federal. Investiga-se uma tentativa coordenada de golpe de Estado, que buscava manter Bolsonaro no poder com ajuda de militares e prender alvos-chave da oposição, como os ministros Gilmar Mendes e Alexandre do STF, e até Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Passaporte confiscado


PF apreende passaporte de Bolsonaro para que ele não fuja do país durante as investigações
PF apreende passaporte de Bolsonaro para que ele não fuja do país durante as investigações 1

Em maio de 2022, mais de metade da população temia a tentativa de invalidar as eleições, segundo a Datafolha (Foto: reprodução/AFP/André Borges)


Estou tentando entender, parece que é um novo inquérito,” afirmou Bolsonaro, sobre os mandatos de busca e apreensões, à Folha.

O pedido em específico para a captura do seu passaporte em Brasília se baseia em um precedente histórico. Ao final do ano de 2022, o ex-presidente já demonstrou, ao viajar à Florida por três meses com o intuito de não passar a faixa para o novo presidente Lula (PT), algo que a PF e o STF consideram como um precedente de que o mesmo poderia ocorrer durante as investigações.

Como medida cautelar, além das confiscações de passaportes, os vários alvos da operação estão proibidos de estabelecer contato com outros alvos. Até o momento, já foram presos dois ex-assessores de Bolsonaro: Filipe Martins e Marcelo Câmara.

Alvos da Operação

Os principais alvos de busca divulgados atualmente são alguns militares que parecem estar envolvidas no planejamento golpista, seja por interferência com o processo de voto nas urnas eletrônicas, ou conspiração:

  • General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional;
  • General Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa;
  • General Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército;
  • General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha.

Além destes, são notáveis figuras políticas atualmente investigadas o ex-ministro Anderson Torres, o ex-assessor Tercio Arnoud Thomaz, o coronel reformado Ailton Barros, e o já mencionado presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que já foi preso.

Ainda existem dois mandatos de prisão cuja conclusão ainda não foi divulgada, sobre o coronel Bernardo Romão Correa Neto, e o major Rafael Martins de Oliveira. A operação já havia sido planejada há meses pelo STF em colaboração com a Polícia Federal, e deve ter seus resultados anunciados em breve.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...