Polícia investiga morte de homem que passou pelo procedimento “peeling de fenol”

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
3 min de leitura
Foto destaque: antes e depois de um peeling de fenol (Reprodução/instagran/@dramaluporto)

Na segunda-feira (3), o empresário Henrique Silva Chagas, 27 anos, passou por um procedimento de peeling de fenol na clínica da influenciadora Natalia Becker, no Campo Belo, zona sul de São Paulo. Devido a um suposto choque anafilático, Henrique morreu.

De acordo com a Dra. Elisette Crocco, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento tem que ser feito em ambiente hospitalar ou em consultório médico com estrutura de centro hospitalar. Um médico dermatologista ou cirurgião plástico deve acompanhar o evento.

O processo do peeling de fenol

O peeling de fenol é um procedimento em que um composto orgânico mais ácido que álcool é aplicado na pele, provocando uma inflamação. Isso causa uma descamação da superfície do tecido, reduzindo manchas e texturas. Nos dias seguintes, a pele parece se soltar do rosto, melhorando as rugas e flacidez.

“É um procedimento que demanda, sim, que o paciente precisa fazer exames prévios laboratoriais, de sangue, exames de eletrocardiograma. Durante o procedimento, ele precisa estar monitorizado, ele precisa ter um monitor cardíaco o tempo inteiro durante o procedimento e a pessoa que faz o procedimento tem que saber ler o eletrocardiograma.”

Dra. Elisette Crocco

Esse método de rejuvenescimento não deve ser feito por todos. O profissional também dever ser bem escolhido, pois quando o protocolo não é respeitado, pode ser fatal.

Especialistas explicam os riscos

A dermatologista, Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alertou que o procedimento tem contraindicações para pessoas com problemas cardíacos, renais ou tenham pele morena.

“O procedimento não é brincadeira. Não deve ser feito em qualquer esquina. Aplicar por conta própria é um risco enorme, a pessoa pode ter uma parada cardíaca”.

Dra Edileia Bagatin

A clínica da esteticista e influenciadora Natália Becker possui Licença de Funcionamento Sanitária para o CNAE 9602-5/02 – atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pediu a interdição e autuação do estabelecimento, por exercer procedimentos em desacordo com a legislação vigente.


Procedimento é superficial, mas os riscos são profundos, de acordo com Dra. Cintia Cavalin (Reprodução/instagram/@dracintiacavalin)


O marido da influencer, que é coproprietário da clínica, afirmou que o peeling de fenol é um procedimento superficial e, por isso, não é exigido nenhum exame anterior. A clínica será periciada e Becker será investigada pela morte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile