Na primeira quarta-feira de novembro (6), o governo canadense solicitou o fechamento da TikTok Technology Canada, Inc. Esse pedido de banimento se aplica apenas ao escritório da empresa no Canadá e não afeta o uso do aplicativo no país.
Segundo o Ministro da Inovação, Ciência e Cultura canadense, François-Philippe Champagne, o governo não está bloqueando o acesso do povo do Canadá ao aplicativo, nem afetando a criação de conteúdo na plataforma. François-Philippe informa que a decisão de utilizar quaisquer redes sociais é pessoal.
A ordem do governo canadense
A decisão do banimento se deu como resultado de um processo de revisão de segurança nacional de diversas etapas, segundo o comunicado do governo canadense, realizada com base na Invest Canada Act, a lei sobre investimento estrangeiro no país, estando ligada aos riscos que podem ocorrer para com a segurança nacional relacionados a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok.
Em comunicado à imprensa, o Ministro canadense comentou que o país continuará acolhendo o investimento estrangeiro direto, contudo, o governo irá agir de forma decisiva assim que os investimentos ameaçarem a segurança nacional.
Resposta do TikTok
No mesmo dia, o TikTok respondeu dizendo que fechar os escritórios canadenses significa destruir centenas de empregos “bem pagos”, o que, mesmo não sendo o objetivo de ninguém, é o que acabará ocorrendo. Assim, a ordem do governo canadense será questionada no tribunal. O TikTok finaliza informando que a plataforma permanecerá disponível para que o público seja encontrado pelos criadores, explorar interesses novos, e fazer com que empresas prosperem.
O banimento do TikTok
Não é a primeira vez que algo assim acontece com a plataforma: em maio deste ano, Joe Biden, então presidente dos Estados Unidos, sancionou um projeto de lei que pode fazer com que a plataforma seja banida no país norte-americano.
A medida dos Estados Unidos exprime que a empresa chinesa tem até meados de 2025 para localizar um comprador confiável do país para tomar conta das operações do TikTok nos EUA. Se não localizar tal comprador, o aplicativo deverá ser removido pelo Google e Apple Store.
Esta ação de banir o TikTok nos Estados Unidos acontece desde o primeiro governo de Donald Trump, que expressava que a empresa dona do TikTok, a ByteDance, simboliza risco para a segurança do país, visto que a China poderia tentar aproveitar-se do “poder da empresa” para roubar danos de milhares de usuários americanos.