Posse de Trump será marcada por frio intenso e protestos em Washington

Com clima severo e manifestações, posse de Trump traz desafios e expectativas para o novo governo

2 min de leitura
Posse de Trump será marcada por frio intenso e protestos em Washington
Foto destaque: O presidente dos EUA Donald Trump observa durante uma mesa redonda com líderes religiosos na Capela de Cristo em 23 de outubro de 2024 em Zebulon, Geórgia (Reprodução/Anna Moneymaker/AFP/Getty Images Embed)

Donald Trump irá assumir a presidência como 47⁰ presidente dos Estados Unidos. A cerimônia de posse ocorrerá na segunda-feira (20), em meio a uma onda de frio que atinge a cidade de Washington. As temperaturas devem chegar a -15 ⁰C, levando a uma mudança de planos, transferindo a solenidade para a Rotunda do Capitólio, um ambiente fechado, na intenção de proteger os participantes do clima adverso.

Cerimônia e medidas

Devido o clima severo, o desfile inaugural tradicional sofreu alterações e será realocado no Capital One Arena. O espaço contará com telões para que o público consiga acompanhar o evento em um local mais protegido do frio.

Em paralelo, a cidade de Washington se prepara para possíveis protestos. A “Marcha do Povo”, organizada por grupos contrários ao novo governo, deve reunir manifestantes em defesa de gemas como justiça climática e direitos de Washington. Embora a expectativa seja de uma menor participação em decorrência do frio intenso, as autoridades reforçaram a segurança para garantir que as manifestações ocorram de modo pacífico.

Presença de Bolsonaro

Entre os convidados para a cerimônia, está na lista o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Bolsonaro, que teve seu passaporte apreendido, solicitou autorização ao Supremo Tribunal Federal para comparecer no evento, porém seu pedido foi negado e sua esposa Michelle Bolsonaro irá para o evento em seu nome.


Donald Trump, falando com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, durante um jantar em Mar-a-Lago, Palm Beach na Flórida, em março de 2020 (Foto: reprodução/Jim Watson/Getty Images Embed)


A cerimônia será acompanhada de perto pela comunidade internacional, que está atenta aos desdobramentos da nova administração de Trump e suas implicações nas relações globais. Trump promete rigorosas medidas na imigração, reformas econômicas focadas em cortes de impostos e aumento de tarifas. Trump sinaliza um governo que deve impactar significativamente a política interna e também a externa dos EUA.

Sair da versão mobile