Prefeita de Paris mergulha no rio Sena para comprovar a qualidade da água

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto destaque: Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena (Reprodução/Pierre Suu/Getty Images Embed)

Nesta quarta-feira (17/07), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, mergulhou no Rio Sena, e assim cumpriu uma promessa que havia feito. O evento acontece há 9 dias antes da abertura dos jogos olímpicos.

O dia em Paris estava perfeito para o mergulho acontecer, isto porque o dia estava ensolarado e a água estava a 20 °C. Cinco dias atrás a ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra, também nadou no Rio Sena.

Várias autoridades estavam acompanhando a prefeita de Paris, como o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, Tony Estanguet e um representante do governo francês.


A prefeita de Paris Anne Hidalgo com outros membros do comitê Paris 2024 (Reprodução/AFP/Amaury Cornu/Getty Images Embed)


Projeto de despoluição do Rio Sena

O projeto para despoluir o Rio Sena custou € 1,4 bilhão (R$ 8,35 bi, em valores atuais) para a prefeitura e o governo francês. A despoluição começou em 2016 e teve como principal objetivo tornar um dos afluentes do Rio Sena, o Marne, próprio para banho.

Para tornar a água do rio limpa, foi preciso realizar 5 obras, dentre elas, um reservatório de águas pluviais e uma catedral subterrânea no centro de Paris.

Já ocorreram testes no Rio Sena em agosto de 2023, para avaliar a possibilidade se daria para ser praticado modalidades como triatlo, natação em maratona e paratriatlo. Na época os testes fracassaram, mas após o mergulho da ministra do Esporte e da Prefeita de Paris parece ter ficado claro que o rio agora estará apto para banho.

O comitê olímpico inclusive já tem alternativas para o acontecimento das provas se chover intensamente no Rio Sena. O primeiro seria adiar as provas em alguns dias e em último caso as provas teriam que ser transferidas para a cidade de Vaires-sur-Marne.

Legado que a despoluição do Rio Sena irá causar

O ato simbólico de Anne Hidalgo acontece após uma portaria publicada em 1923 que proibiu banhos no Rio Sena.

Este já foi o primeiro fato que a limpeza do rio causou, a longo prazo o rio poderá ser utilizado para a realização de outros grandes eventos. A prefeitura de Paris quer criar espaços para banhos no Rio Sena depois do término das Olimpíadas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile