INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba

Nesta madrugada, em Porto Alegre, a estação hidrometeorológica do Cais Mauá, demonstrou problemas na leitura no nível do rio

Temporais no Rio Grande do Sul causa enchentes e inundações em diversos municípios
Foto destaque: Inundação em Santa Maria, Rio Grande do Sul (Reprodução/Força Aérea Brasileira)

Nesta sexta-feira (3), a prefeitura de Porto Alegre interceptou o acesso ao centro da cidade, contando com 26 interceptações totais e nove parciais. A medida foi realizada devido à avaria que ocorreu no sistema de medição do nível do rio Guaíba.

Devido às fortes chuvas que têm atingido o estado do Rio Grande do Sul, casa de bombas se rompe e causa inundação no centro da cidade de Porto Alegre.


Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba
Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba 1

Vista aérea da área alagada em Capela de Santana, Rio Grande do Sul (Foto: reprodução/CARLOSFABAL/AFP)


Risco de inundação e falta de água para 21 bairros

Conforme a nota da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, a estação hidrometeorológica do Cais Mauá, na capital do estado, exibiu problemas na leitura na madrugada desta sexta. A última medição registrava 4m31cm no cais. O maior nível do rio Guaíba desde 1941. Há possibilidade de que o nível possa ultrapassar os cinco metros devido às tempestades, que podem durar até domingo. Técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, e a Defesa Civil, estão certificando o nível no local. A Sema está empenhada para retomar o acesso e disponibilização dos dados o mais rápido possível.


Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba
Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba 2

Vista aérea de áreas inundadas em Encantado, Rio Grande do Sul (Foto: reprodução/GustavoGhisleni/AFP)


Informações via redes sociais

A Prefeitura anunciou que o Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, fecha às 11h devido à cheia do rio Guaíba. As Unidades de Saúde Domênico Feoli, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros tiveram seus funcionamentos interrompidos. Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre, equipamentos de informática e móveis foram movidos do térreo para os andares superiores do Centro de Saúde.

Os temporais no Rio Grande do Sul

Até o momento foram registradas 31 mortes e 74 pessoas estão desaparecidas, conforme a informação da Defesa Civil. O município tem 418 pessoas acolhidas em abrigos temporários, 346 no Pepsi on Stage, 44 no Centro Social Pe. Leonardi e 28 na Escola Estadual Custódio de Mello. A prefeitura de Canoas realizou um alerta de evacuação para os residentes do bairro Mathias Velho. A casa de bombas 6 está localizada no bairro e pode transbordar. As casas de bomba da região despejam as águas da chuva no Rio Guaíba. Um alerta já havia sido feito para os moradores que vivem nas proximidades da casa de bombas 3, principalmente nas ruas 3 de Outubro, Hermes da Fonseca e General Câmara, no bairro Rio Branco.


Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba
Prefeitura de Porto Alegre interrompe acesso ao centro após defeito em medidores do rio Guaíba 3

Pessoas morreram e há desaparecidos devido às fortes chuvas no estado (Foto: reprodução/GustavoGhisleni/AFP)


Governo decreta estado de calamidade pública

O governador do estado, Eduardo Leite, decretou estado de calamidade pública em razão das mais de 100 cidades atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...