Presidente do Irã, Ebrahim Raisi morre após queda de helicóptero; entenda

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre após queda de helicóptero; entenda (reprodução/Getty Images Embed)

O presidente do Irã faleceu na última segunda-feira (20). O presidente iraniano tinha 63 anos e a morte foi decorrente de um acidente de helicóptero. De acordo com a imprensa oficial, o acidente ocorreu devido às más condições climáticas no domingo (19), que desestabilizaram a aeronave o causaram. A situação da queda e o falecimento de Raisi foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã no dia seguinte ao caso. 

Sobre o acidente

A imprensa oficial iraniana divulgou alguns detalhes sobre o incidente. Segundo eles, o helicóptero caiu em uma região montanhosa ao leste do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo. O mesmo transportava além de Raisi, outras autoridades que também estavam voltando do Azerbaijão. A queda da aeronave aconteceu em uma região entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana chamada Azerbaijão Oriental, que fica cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital do país. 

O presidente iraniano não foi a única vítima da tragédia, a queda também levou ao falecimento do chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian. A aeronave transportava, ainda, o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem e Malek Rahmati, governador da província do Azerbaijão Oriental. As mortes dos outros dois passageiros ainda não foram confirmadas. Entretanto, a imprensa oficial disse não haver sinal de sobreviventes no local da queda da aeronave.

Governo do Irã


ck;position:absolute;top:0;left:0;width:100%;height:100%;margin:0;”>

Ali Khamanei (Foto: reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)


O presidente Ebrahim Raisi havia sido eleito no ano de 2021, logo, tinha um mandato de até o ano de 2025 para cumprir. Porém, dada a tragédia o protocolo a ser seguido é a de que o primeiro vice-presidente deve assumir o cargo de chefe de estado e convocar novas eleições em até 50 dias. Raisi era uma das pessoas mais relevantes do país, sendo considerado a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e ex-presidente, e de quem Ebrahim era um protegido e um possível sucessor. No blog da Sandra Cohen, aponta-se a morte de Raisi como um estopim para uma disputa feroz pelo cargo em aberto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile