Presidente Lula relata sintomas após queda no Alvorada: “Senti coisas estranhas”

O presidente recebeu alta e prestou uma entrevista coletiva neste domingo (15) em São Paulo

Thamara Dutra Por Thamara Dutra
3 min de leitura
Foto destaque: Presidente Lula relata sintomas em coletiva (Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma entrevista coletiva em São Paulo neste domingo (15). Na ocasião, o presidente relatou alguns sintomas que o levaram a ser internado para uma cirurgia de emergência. Lula deu entrada no hospital na madrugada da última terça-feira (10) e precisou passar por duas cirurgias a fim de drenar um sangramento intracraniano decorrente de um acidente doméstico sofrido por ele em outubro deste ano no Palácio da Alvorada.

Segundo o chefe do executivo, os sintomas do sangramento começaram a aparecer no domingo (8), mas ele atribuiu o mal-estar ao sol que havia tomado no dia.

Como eu tomei sol, eu achei que era um problema do sol. Fui para casa no domingo. Estava razoavelmente bem. Na segunda, eu acordei sentindo algumas coisas estranhas. Algumas coisas estranhas nos meus passos”, disse Lula.

Ainda na coletiva, Lula relata que os sintomas persistiram na segunda-feira (9). Entre eles, o presidente citou dor de cabeça, sono e “passos lerdos”. Com a persistência dos sintomas, Lula decidiu acionar a médica Ana Helena Germoglio para avaliá-lo. A hemorragia intracraniana foi constatada a partir de um exame realizado na segunda-feira (9) em Brasília (DF).

O presidente continua o relato dizendo que o seu quadro de saúde deixou os médicos assustados, o que o levou a ser transferido emergencialmente para São Paulo onde deu entrada no hospital Sírio-Libanês. Lula passou por duas cirurgias e disse que também ficou preocupado na ocasião.

Eles ficaram assustados e pediram para eu ir urgente para São Paulo. Como eu achava que estava curado, eu confesso a vocês que fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça. Fiquei preocupado”, contou.


Médicos concedem entrevista coletiva neste domingo sobre a saúde do presidente (Foto: reprodução: Youtube/Canal Gov)

Ainda na coletiva, Lula se emocionou e agradeceu a Deus, o presidente recebeu alta hospitalar neste domingo (15). Entretanto, por ordem médica, deverá permanecer em repouso na sua residência na capital paulista até a próxima quinta-feira (19), quando passará por uma reavaliação do seu quadro.