INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Previsão de temporais no Sul se estende até o fim de semana

Temporais intensos no Sul do Brasil causam inundações e deslizamentos, com alertas de emergência em várias cidades; chuvas acima do normal devem continuar até domingo (05)

Rio Grande do Sul e chuvas causaram incontaveis estragos 2024
Foto destaque: Cidades do Rio Grande do Sul atingidas por fortes chuvas e transbordo dos rios (Reprodução/Mauricio Tonetto/GRS/camara.leg.br)

Na primeira semana de maio, os temporais, principalmente na região Sul, chamou atenção dos meteorologistas que nomeiam a situação de “anomalia de precipitação”, que significa uma quantidade de chuva acima do esperado. 

As fortes chuvas vêm atingindo estados como Paraná, Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul – que já registrou até o momento 37 mortos, além de deslizamentos de encostas, alagamentos e transbordo de rios, deixando diversas cidades com alerta de emergência.

Conforme o  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), há previsão de chuvas fortes que se arrastam até domingo (5) e podem aparecer durante mais dias do mês de maio.


Causas climáticas

As precipitações na região do Rio Grande do Sul e a onda de calor no Sudeste do Brasil podem ser atribuídas à interação entre uma poderosa massa de ar frio e outra quente, resultando em condições climáticas instáveis e chuvas em diferentes áreas gaúchas nos próximos dias. 

A Defesa Civil informa que a frente fria se aproxima do estado de Santa Catarina e já emitiu estado de alerta para enxurradas e vendavais, além disso, com as fortes chuvas, um carro foi arrastado na cidade de Ipirá levando a morte de um homem de 61 anos.

Estamos atentos à situação da chuva em Santa Catarina, não desviando o olhar em momento algum. Infelizmente, uma morte foi confirmada e ao lamentar a perda de uma vida, a gente pede que as pessoas fiquem vigilantes, se informem sobre os alertas e adotem as medidas de proteção recomendadas pelos órgãos”, informou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.


Santa Catarina com alagamentos devido a fortes chuvas
Santa Catarina também foi atingida por fortes chuvas e alagamentos (Foto: reprodução/Defesa Civil/ND)

Calamidade Pública

Há pelo menos 100 desaparecidos entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais de 10 mil desabrigados e 37 mortes confirmadas.

Algumas cidades já decretaram situação de emergência, enquanto o governo do Rio Grande do Sul decretou calamidade pública.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...