INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Primeiro caso de eutanásia é feito no Peru

Embora ilegal no país, primeira morte por eutanásia acontece no Peru após longa batalha judicial

Eutanásia no Peru
Foto destaque: Ana Estrada estava em uma cadeira de rodas desde os 20 anos (Reprodução/Angela Ponce/AFP/Getty Images embed)

Ana Estrada, psicóloga que sofria de uma doença degenerativa rara e incurável, morreu no último domingo com assistência médica, por eutanásia. Ela vinha de um longo período de brigas judiciais pelo direito a uma “morte digna”. Sua advogada, Josefina Miró Quesada, fez o anúncio nesta segunda-feira (22) .

“Ana deixou-nos gratos a todas as pessoas que ajudaram a dar-lhe voz, que estiveram com ela nesta luta e que apoiaram a sua decisão incondicionalmente, com amor.”

Josefina Miró  Quesada

A doença polimiosite

Polimiosite é o nome da doença que acometeu a peruana na maior parte de seus 47 anos de vida. Devido à fraqueza muscular provocada pela doença, Estrada estava acamada e só conseguia respirar com a ajuda de um ventilador.

Em 2016, Ana Estrada entrou na justiça com o pedido de ter acesso à eutanásia. Embora seja ilegal no Peru, ela conseguiu a autorização da justiça em 2022. Ela disse, em entrevista à Reuters na ocasião, que gostaria de que seu caso estabelecesse um precedente para o direito à Eutanásia.

“Chegará um momento em que não poderei mais escrever ou me expressar. Meu corpo falha, mas minha mente e espírito estão felizes. Quero que os últimos momentos da minha vida sejam assim.”

Ana Estrada

A eutanásia é ilegal no Peru

Na América Latina, a eutanásia é ilegal. A prática é permitida sob determinadas condições apenas na Colômbia, No Equador e em Cuba. De acordo com a lei peruana, ajudar uma pessoa a dar fim à própria vida e acabar com a vida de um paciente terminal pode levar o responsável para prisão.


eutanasia
Ana Estrada antes da eutanásia (Foto: reprodução/instagran/@larepublica_pe)

No caso de Ana Estrada, o Supremo Tribunal isentou o médico responsável pela eutanásia de qualquer punição, apesar de não ter legalizado a morte assistida.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...