INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Primeiro-ministro eslovaco apresenta estado grave mas estável

Robert Fico foi submetido à cinco horas de operação cirúrgica após levar cinco tiros em atentado a céu aberto em Handlová

Primeiro-ministro eslovaco apresenta estado grave mas estável
Foto Destaque: Diretora do Hospital FD Roosevelt em coletiva de imprensa em Banska Bystrica (reprodução/ Denes Erdos/ AP)

Após cinco horas de operação cirúrgica em consequência dos tiros que recebeu no atentado a céu aberto em Handlová, o primeiro-ministro eslovaco foi apresentado “sem risco de vida”, pelo vice-primeiro-ministro e em “estado grave porém estável” pela diretora do hospital responsável pelos cuidados de seu bem-estar. 

O Atentado

Nesta quarta-feira (15), o primeiro-ministro da Eslováquia foi baleado com cinco tiros em Handlová, a 190 km (quilômetros) da capital, Bratislava. O premiê foi atingido gravemente no braço e no abdômen onde atravessou a barriga e outra acertou a circulação. Robert Fico foi levado às pressas de helicóptero para um hospital em Bratislava e de acordo com a imprensa local, os paramédicos declararam que Fico estava consciente durante todo o trajeto de helicóptero até o hospital. 

Conforme o Ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, o primeiro-ministro havia ido cumprimentar um pequeno grupo de pessoas na rua após sair de uma reunião de governo quando foi surpreendido por um ex-segurança de shopping de 71 anos, responsável pelos disparos. Apesar de investigações indicarem “fortes motivações políticas do homem contra o premiê”, segundo o Ministro do Interior,  não se sabe ao certo quais as verdadeiras motivações do atirador. Um processo criminal por tentativa de homicídio premeditado foi estabelecido em apuração do ocorrido.  


Primeiro-ministro eslovaco apresenta estado grave mas estável
Homem detido após atentado ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico (Foto: reprodução/ Stoklasa/Reuters)

Consoante ao site de notícias eslovaco, Aktuality, além do autor dos tiros, nenhuma outra pessoa que estava à espera de Robert Fico na rua vaiava ou gritava palavras contra o governo. Sabe-se que o responsável, um idoso de outra cidade, segurava um cartaz e protestava contra a figura política. Ainda com a imprensa, os dados sobre o atirador era de que era um segurança shopping e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores, de 71 anos. O site Aktuality ainda disse que o idoso já havia feito postagens pró-Rússia e contra imigrantes nas redes sociais.  

“Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que meu pai pretendia, o que ele planejou, o que aconteceu”, declara filho do suspeito em choque, ao site Aktuality.  

Outros políticos também reagiram à situação, como a presidenta da Eslováquia, Zuzana Caputová, que em nota condenou o ataque sofrido pelo primeiro-ministro além de desejar-lhe boa recuperação. A oposição também se pronunciou afirmando não ter nenhum tipo de vínculo com o atentado, disse o líder, Michal Šiimečka. Vladimir Putin, presidente da Rússia, condenou o ataque chamando-o de atroz e sem justificativa. Outras figuras políticas também comentaram condenando o ataque, como o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen além do chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.  

Robert Fico

Tendo sido premiê pela terceira vez em sua trajetória política apenas aos 59 anos, Fico já havia desempenhado esse papel nos períodos de 2006 e 2010 além de 2012 e 2018, com este último havendo renúncia do cargo após ser pressionado pela oposição após o caso da morte de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo. 

Apesar da caminhada política parecer próspera, o premiê passa por constantes embates na Eslováquia e outros lugares da Europa graças as suas declarações. Conhecido por ser um antivacina, nacionalista e pró-Rússia, Fico já promoveu campanhas com informações falsas durante a pandemia de Covid-19 a respeito das doses de vacinação como também já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por tais casais e ainda manifestou posições anti-imigração de muçulmanos para a Eslováquia e, e externamente, é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos EUA na Europa Central. 

Associado ao partido Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é nacionalista e socialmente conservador, crítico do liberalismo social. Robert Fico foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...