Primeiro-ministro eslovaco apresenta estado grave mas estável

Lorena Camile Por Lorena Camile
5 min de leitura
Foto Destaque: Diretora do Hospital FD Roosevelt em coletiva de imprensa em Banska Bystrica (reprodução/ Denes Erdos/ AP)

Após cinco horas de operação cirúrgica em consequência dos tiros que recebeu no atentado a céu aberto em Handlová, o primeiro-ministro eslovaco foi apresentado “sem risco de vida”, pelo vice-primeiro-ministro e em “estado grave porém estável” pela diretora do hospital responsável pelos cuidados de seu bem-estar. 

O Atentado

Nesta quarta-feira (15), o primeiro-ministro da Eslováquia foi baleado com cinco tiros em Handlová, a 190 km (quilômetros) da capital, Bratislava. O premiê foi atingido gravemente no braço e no abdômen onde atravessou a barriga e outra acertou a circulação. Robert Fico foi levado às pressas de helicóptero para um hospital em Bratislava e de acordo com a imprensa local, os paramédicos declararam que Fico estava consciente durante todo o trajeto de helicóptero até o hospital. 

Conforme o Ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, o primeiro-ministro havia ido cumprimentar um pequeno grupo de pessoas na rua após sair de uma reunião de governo quando foi surpreendido por um ex-segurança de shopping de 71 anos, responsável pelos disparos. Apesar de investigações indicarem “fortes motivações políticas do homem contra o premiê”, segundo o Ministro do Interior,  não se sabe ao certo quais as verdadeiras motivações do atirador. Um processo criminal por tentativa de homicídio premeditado foi estabelecido em apuração do ocorrido.  


Homem detido após atentado ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico (Foto: reprodução/ Stoklasa/Reuters)

Consoante ao site de notícias eslovaco, Aktuality, além do autor dos tiros, nenhuma outra pessoa que estava à espera de Robert Fico na rua vaiava ou gritava palavras contra o governo. Sabe-se que o responsável, um idoso de outra cidade, segurava um cartaz e protestava contra a figura política. Ainda com a imprensa, os dados sobre o atirador era de que era um segurança shopping e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores, de 71 anos. O site Aktuality ainda disse que o idoso já havia feito postagens pró-Rússia e contra imigrantes nas redes sociais.  

“Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que meu pai pretendia, o que ele planejou, o que aconteceu”, declara filho do suspeito em choque, ao site Aktuality.  

Outros políticos também reagiram à situação, como a presidenta da Eslováquia, Zuzana Caputová, que em nota condenou o ataque sofrido pelo primeiro-ministro além de desejar-lhe boa recuperação. A oposição também se pronunciou afirmando não ter nenhum tipo de vínculo com o atentado, disse o líder, Michal Šiimečka. Vladimir Putin, presidente da Rússia, condenou o ataque chamando-o de atroz e sem justificativa. Outras figuras políticas também comentaram condenando o ataque, como o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen além do chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.  

Robert Fico

Tendo sido premiê pela terceira vez em sua trajetória política apenas aos 59 anos, Fico já havia desempenhado esse papel nos períodos de 2006 e 2010 além de 2012 e 2018, com este último havendo renúncia do cargo após ser pressionado pela oposição após o caso da morte de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo. 

Apesar da caminhada política parecer próspera, o premiê passa por constantes embates na Eslováquia e outros lugares da Europa graças as suas declarações. Conhecido por ser um antivacina, nacionalista e pró-Rússia, Fico já promoveu campanhas com informações falsas durante a pandemia de Covid-19 a respeito das doses de vacinação como também já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por tais casais e ainda manifestou posições anti-imigração de muçulmanos para a Eslováquia e, e externamente, é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos EUA na Europa Central. 

Associado ao partido Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é nacionalista e socialmente conservador, crítico do liberalismo social. Robert Fico foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile