Estando com a responsabilidade de cuidar do departamento de eficiência governamental (Doge), Elon Musk informou por um post nas redes sociais sobre o “Gold Card”. O foco é para que o sistema funcione de maneira justa para todos. Conforme informado pelo dono do X, a intenção é que o programa se inicie, após o término da fase de testes. Este novo visto, que vale US$ 5 milhões de dólares, vem com o intuito de trazer novos benefícios adicionais, como a isenção de pagamento de impostos relacionados a rendas no exterior, segundo o informado pela revista Newsweek.
Programa Gold Card
O então presidente atual dos EUA propôs este novo visto, com o intuito de substituir o anterior. O EB-5, sendo ele o programa atual que se tornará o Gold Card no futuro, pelo qual as pessoas que solicitavam precisavam pagar em torno de US$ 100 mil dólares até 200 mil, em taxas de cidadania e imigração nos EUA. Agora será investido em torno de 800 mil a 1 milhão para haver a criação de pelo menos de 10 mil empregos. Ainda se terá, com essa mudança, uma melhora no processo de imigração do país. Essas alterações começaram a acontecer em breve mediante testes.
Donald Trump e Elon Musk conversando no UFC no dia 12 de abril de 2025 (foto: reprodução/Megan Briggs/Getty Images Embed)
Estrangeiros nos EUA
O portal do Wired, divulgou na última quarta-feira(7), que o DOGE(Departamento de eficiência governamental), iniciou a implementação da infraestrutura digital, tendo como objetivo de iniciar o novo programa, apesar da Casa Branca, não ter divulgado oficialmente o início dessas mudanças, ainda assim alguns residentes que são estrangeiros que vivem no país, estão sendo questionados se obtiveram um visto “Trump Card”.
Trump prometeu deportações em massa durante sua campanha, e está no momento buscando cumprimento das promessas feitas nesse período. Ainda não se tem uma data oficial para anunciarem oficialmente o Gold card.