INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Programa estadual inclui projeto de trem Santos a SP, com investimento de 15 bilhões de reais

Conforme informado pelo governo de São Paulo, o trajeto deve durar quase duas horas

O deslocamento entre as localidades pode durar quase duas horas
Foto destaque: Programa estadual inclui projeto de trem com investimento de R$15 bilhões (Reprodução/Jim Smithson/Getty Images Embed)

Nesta quinta-feira (23), o governador Tarcísio de Freitas, filiado ao partido dos Republicanos, realizou um informe no Palácio dos Bandeirantes, depois da reunião do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED), em que comunicou que o governo de SP, qualificou o projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que conectará São Paulo a Santos, no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Inicialmente a previsão de investimento no projeto está na casa dos 15 bilhões de reais.

Mais análises ainda serão feitas acerca dos detalhes do projeto

No começo de 2024, a Secretaria de Parceria e Investimento (SPI) deu início ao desenvolvimento do projeto do TIC, visando a locomoção de passageiros da localidade. De acordo com o governo, serão analisados detalhes importantes como o percurso mais indicado entre o planalto e a Baixada Santista, o modelo de veículo a ser usado e a linha de integração.

Projetos para inclusão de mais veículos para a população

Tarcísio de Freitas, ainda reiterou uma nova informação no mesmo dia, acerca do acréscimo de mais um trem, em São José dos Campos, e de dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), um para Campinas e outro para Sorocaba. Em decorrência de qualificar-se no PPI-SP, o governo de SP começará análises mais detalhadas e necessárias acerca dos projetos.


Programa estadual inclui projeto de trem Santos a SP, com investimento de 15 bilhões de reais
Programa estadual inclui projeto de trem Santos a SP, com investimento de 15 bilhões de reais 1

Tarcísio de Freitas anunciou que o governo de SP, qualificou o projeto Trem Intercidades (TIC) (Foto: Divulgação/Secretaria de Parceria e Investimentos)


Será investido o valor de cerca de 6 bilhões de reais no projeto do TIC Eixo Leste, de São José dos Campos. O trajeto, que contará com 130 quilômetros de deslocamento, poderá ser realizado em até aproximadamente 1h15 minutos. Por enquanto, os dados são apenas expectativas parciais e que ainda permanecem sob critério de avaliações mais específicas e detalhadas dos órgãos competentes. Nesse momento, já se encontram em desenvolvimento dois projetos de TICs, o TIC Eixo Norte, de Campinas, o qual foi a leilão no início do ano de 2024, e que realizará a assinatura de contrato no mês de maio. Estima-se que nesse investimento serão aportados por volta de 14,2 bilhões de reais, e no TIC Eixo Oeste, de Sorocaba, 8,5 bilhões de reais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...