A Promotoria italiana investiga o capitão do iate de luxo, James Cutfield, pelo naufrágio ocorrido na semana passada durante uma tempestade na Sicília. O acidente resultou na morte do magnata britânico Mike Lynch, sua filha e mais cinco pessoas. A confirmação foi dada por uma fonte judicial nesta segunda-feira (26).
Segundo a fonte, James Cutfield, de 51 anos, é investigado por homicídio culposo e naufrágio. Homicídio culposo ocorre quando não há intenção de matar.
Na Itália, estar sob investigação não implica culpa e não garante acusações formais. Os avisos para os investigados devem ser enviados antes que as autoridades realizem as autópsias nos corpos dos mortos.
Mergulhadores com o terceiro corpo resgatado em navio da Guarda Costeira
(Reprodução/ Alberto PIZZOLI AFP/ Getty Images Embed)
Naufrágio na Sicília
Na segunda-feira (19), o veleiro de luxo navegava pela costa de Palermo, na Sicília, quando foi atingido por uma forte tempestade que fez a embarcação virar. Uma das primeiras sobreviventes encontradas foi Ângela Bascares, esposa de Lynch. Ela relatou que a maioria dos passageiros estava dormindo e não conseguiu escapar a tempo.
“Embora o iate tenha sido atingido por um evento meteorológico muito repentino, era plausível que crimes de homicídio culposo múltiplo e naufrágio por negligência tivessem sido cometidos”, disse o chefe do gabinete do promotor público de Termini Imerese, Ambrogio Cartosio.
A legislação marítima confere ao capitão a total responsabilidade pelo navio, pela tripulação e por todos a bordo. Cutfield e os oito membros sobreviventes da tripulação ainda não se pronunciaram sobre o desastre.
A decisão de investigar foi tomada após o segundo interrogatório de Cutfield. Ainda não se sabe se outros membros da tripulação também serão investigados.
As vítimas do desastre
O iate Bayesian, de bandeira britânica e 56 metros de comprimento, transportava 22 pessoas. Quinze delas sobreviveram e foram resgatadas. Entre as sete vítimas fatais, o primeiro corpo encontrado foi o do chef de bordo Recaldo Thomas. Mike Lynch, conhecido como “Bill Gates do Reino Unido”, e sua filha de 18 anos, Hannah Lynch, também foram identificados entre os mortos.