De acordo com um cardeal que irá participar do conclave para definição de quem irá suceder Francisco como papa, o cenário atual é de completa indefinição, pois até o momento, os participantes desconhecem os colegas que estarão presentes e participarão do evento.
Os possíveis nomes
Em meio ao desconhecimento por parte dos cardeais participantes, um nome que vem ganhando força para assumir o lugar de pontífice é do ex-secretário de estado do Vaticano Pietro Parolin. Parolin, por sua vez, tem a seu favor a sua vasta carreira na diplomacia. O colegiado de cardeais entende que o italiano não tem o mesmo carisma que Francisco.
Outros nomes vêm sendo especulados por diferentes nações. Os cardeais italianos tentam viabilizar a candidatura de Pierbattista Pizzaballa, Patriarca latino de Jerusalém com atuação em áreas de conflito. Já representantes franceses e de outros países da Europa fortalecem o nome de Jean-Marc Aveline, cardeal de Marselha.
– Bombeiros realizam a instalação da chaminé para anúncio do novo Papa (Foto: Reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
Recentemente, o nome de Robert Francis Prevost surge como um dos possíveis sucessores de Francisco. Prevost era prefeito do dicastério para os bispos. Um fator que pesa contra o Prevost é o fato de ser norte-americano, já que muitos cardeais resistem à ideia de um pontífice oriundo dos Estados Unidos. Um cardeal comentou sobre suas expectativas para o conclave.
Tudo está em aberto. O que vai definir o conclave será o primeiro escrutínio, quando os nomes papáveis estarão mais explicitados.
Quando acontece a votação?
O conclave que irá definir o futuro Papa acontece nesta quarta-feira (07) na Capela Sistina, localizada no Vaticano. O primeiro dia pode incluir uma votação, e os dias seguintes podem ter várias votações, dependendo da rapidez com que se chega a um consenso. Medidas de segurança foram reforçadas para garantir a segurança durante a votação.