Rei Charles III anuncia líder do partido trabalhista como primeiro-ministro

Raabe Miranda Por Raabe Miranda
3 min de leitura
Foto destaque: Rei Charles III aclama Keir como primeiro-ministro (Reprodução/Instagram/@theroyalfamily)

Nesta sexta-feira (5), o atual monarca do Reino Unido, que assumiu o trono logo após a morte da rainha Elizabeth II em 2022, rei Charles III, anunciou como novo primeiro-ministro o político britânico da oposição e líder do partido trabalhista, sir Keir Rodney Starmer. Keir tem 61 anos e é membro da Câmara dos Comuns do Reino Unido e representante das províncias de St Pancras e Holborn.

Uma nova aliança política

A celebração da nomeação do novo premiê do Reino Unido contou um ato intitulado como “beija-mãos” e simbolizou a mudança de direção política que o rei Charles III, de 75 anos, tem se adequado desde que assumiu o governo.

O líder do partido trabalhista, agora consagrado como primeiro-ministro, foi quem tomou a frente das disputas políticas e conseguiu conquistar a votação da maior parte do Parlamento Britânico. Sua vitória proporcionou a retirada da oposição, os conservadores, que procuravam se manter na liderança, assim como já vinham fazendo há mais de uma década.


Keir é o novo primeiro-ministro do Reino Unido (Foto: reprodução/Instagram/@keirstarmer)

Depois do evento, Starmer seguiu para a central do governo e ali realizou seu primeiro ato como premiê. Keir discursou algumas palavras de agradecimento ao primeiro-ministro que esteve no cargo antes dele, o político britânico, líder do partido conservador, secretário-chefe do tesouro até 2020, e chanceler do tesouro até 2022, Rishi Sunak, de 44 anos.

O discurso de Keir Starmer

Starmer disse que a partir de sua liderança a política do Reino Unida será direcionada aos interesses do povo e ao assistencialismo básico, buscando sempre, em primeiro lugar, o respeito, dignidade e atenção para com os cidadãos britânicos e as suas necessidades mais latentes.


Líder do partido trabalhista discursou na central do governo britânico (Foto: reprodução/Instagram/@keirstarmer)

Mudanças e histórico do novo premiê

O líder do partido trabalhista fará a transferência e também montará seu gabinete em Downing Street, Westminster, situada na grande Londres, onde se localizam os escritórios e as casas oficiais do primeiro-ministro e do chanceler do tesouro do Reino Unido.

Keir já atuou no passado como advogado em causas humanitárias e de pessoas menos favorecidas socioeconomicamente, e devido à sua vertente de trabalho em prol de cidadãos que necessitavam de ajuda, o político britânico prometeu se empenhar ainda mais em favor da população do Reino Unido.

Seguir
Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile