O Palácio de Buckingham anunciou, nesta tarde de segunda-feira (05), que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer. O diagnóstico ocorreu enquanto o monarca realizava um tratamento para um problema de próstata, o qual não se tratava de um tumor. Até o momento de escrita desta reportagem, não foi anunciado o tipo específico de câncer.
Declaração sobre o diagnóstico
“Durante o recente procedimento hospitalar do rei para aumento benigno da próstata, uma questão separada de preocupação foi observada. Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer”, declarou o palácio de Buckingham em comunicado oficial.
Além disso, informaram que o rei deu início ao cronograma de tratamentos regulares e foi aconselhado pelos médicos a adiar algumas atividades públicas; mas o monarca irá seguir com trabalhos no escritório e obrigações de Estado.
Tratamento de próstata
No início deste ano, o rei Charles III ficou internado por três dias para realizar um procedimento de “correção de próstata”, o qual, segundo o meio de comunicação oficial do palácio, não apresenta riscos iminentes para a saúde. Ele decidiu tornar a notícia pública para incentivar outros homens a examinarem suas próstatas.
Tal incentivo é de extrema importância, visto que ainda há um certo tabu a respeito do exame de próstatas, o qual ajuda a diagnosticar e prevenir doenças como câncer, entre outros.
Possível afastamento e sucessão
Segundo a nota emitida pelo portal de comunicação oficial do palácio, o rei seguirá com seus deveres de estado. Entretanto, considera-se a possibilidade de seu afastamento, devido ao seu atual estado de saúde. Caso isso ocorra, a Constituição do Reino Unido determina que, no afastamento do Chefe de Estado, um integrante do Conselho de Estado deve ocupar o seu lugar.
Atualmente, o conselho é ocupado por: Rainha Camila (esposa do Rei Charles III); Príncipe William (filho mais velho do rei); Princesa Anne (irmã do rei); Príncipe Edward (irmão do rei). No entanto, é importante observar que o príncipe Willian está afastado dos compromissos públicos, devido a uma cirurgia realizada por sua esposa.