Rock in Rio: cerca de 214 celulares foram furtados nos primeiros dias do festival

O balanço com o número total dos sete dias ainda não foi divulgado pela Polícia Civil

Isabella Grisolia Rouxinol Por Isabella Grisolia Rouxinol
4 min de leitura
Foto Destaque: Público do Rock In Rio filmando show no palco mundo do festival (Reprodução/Instagram/@rockinrio)

O Rock in Rio teve seu sétimo e último dia de festival neste ultimo domingo, (22), e até o momento, segundo relatório da polícia civil, só nos dois primeiros dia de evento houveram ao menos 214 furtos de celular dentro da cidade do rock, mas esse numero pode ainda ser maior se for contabilizado todos os sete dias de festival.

Segundo o levantamento da Secretaria da Defesa do Consumidor junto a Polícia Civil, que disponibilizou o atendimento na área interna do festival, durante o primeiro dia foram registrados 41 furtos de celulares, já no segundo dia, foram constatados 78 de maneira remota e 95 dentro do festival.

Relatos de furtos

Durante o primeiro final de semana, Leonardo Augusto Garcez, de 34 anos, estava curtindo o show da banda Incubus, no Palco Sunset, no seu segundo dia de festival e foi empurrado por outras pessoas e tendo sua bermuda puxada.

Leonardo relatou: “Quando consegui me equilibrar e coloquei a mão no bolso já vi que tinham tirado meu celular. E o meu bolso tem zíper! Vim com essa bermuda já por segurança e não adiantou”

Um rapaz, de 26 anos, precisou ser encaminhado a outro setor do festival, por não ser morador do estado do Rio. Em seu relato, ele disse que estava participando de uma roda punk quando sentiu que a pochete foi puxada, e levada com seus pertences dentro.

Já o criador de conteúdos digitais Marcelo Rocha, de 26 anos, disse que na sua ida entre o show da Katy Perry para a apresentação de Xuxa, só se deu conta de que tinha sido furtado quando pegou foi pegar seu celular para registar o momento: “Eu até senti que tinha levado um esbarrão, mas achei que tinha sido uma situação comum. Quando vi a minha pochete estava aberta e o celular não estava mais. É uma situação muito chata porque a gente vem para se divertir e acontece isso. E eu ainda trabalho com o celular“, disse Marcelo se lamentando.


celular filmando show no rock in rio (Reprodução/Instagram/@rockinrio)

Policia Civil monta esquema especial

Segundo a Polícia Civil, este ano a unidade policial preparou um esquema especial para os dias do Rock in Rio. Sendo instalada, uma projeção da delegacia da Barra da Tijuca dentro do festival, com policiais atuando para dar o devido acolhimento as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Declara a Polícia Civil: A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) atuou com esquema especial durante os sete dias de Rock in Rio. Ao todo, foram 1.675 agentes mobilizados, sendo 714 exclusivamente no interior do evento, um aumento de 30% em relação à edição anterior. Na Cidade do Rock, foi instalada uma projeção da 16ª DP (Barra da Tijuca) para atender às ocorrências que porventura aconteçam”.

Ainda conforme os relatos policiais, os agentes atuaram em sete pontos de atendimento dentro do evento, onde foi também foi disponibilizado tablets para registros para ocorrências on-line.