Rodrigo Faro é citado em esquema ilegal de obtenção de cidadania italiana

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
2 min de leitura
Foto destaque: Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel (Reprodução/l Mauricio Santana/Getty Images embed)

Nesta segunda-feira (27), o portal de notícias italiano, RailNews, divulgou uma reportagem, abordando um esquema ilegal para obtenção de cidadania italiana. “Carioca”, como foi batizada a operação, cita Rodrigo Faro e sua esposa – Vera Viel – o jogador de futebol Bruno Duarte e outros empresários brasileiros.

As autoridades italianas já vinham suspeitando do número de brasileiros que pediam direito à cidadania por terem parentes na pequena Villarica, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, sem nunca ter viajado para o pequeno município italiano.

Prisão de seis integrantes do esquema

De acordo com o Ministério Público italiano, nesse esquema de corrupção, documentos falsos para conceder a cidadania e o passaporte italiano eram vendidos a partir de supostos elos com Villarica. Foram denunciados dois brasileiros, quatro policiais e dois funcionários públicos por corrupção e falsificação de documentos. A Polícia Metropolitana de Nápoles prendeu os seis acusados na data de hoje.

Faro usou as redes sociais para se defender, afirmando que comprovou laços com seus antecedentes na Itália. Segundo ele, o processo teria sido aprovado e os passaportes concedidos. Ele ainda acrescentou que tanto ele quanto a esposa, teriam sido vítimas do esquema.


Publicação de Rodrigo Faro (Reprodução/Instagram/@rodrigofaro)

Até agora, sabe-se que Silmara Fabotti, considerada líder do esquema, foi uma das pessoas presas. O escritório Diritto di Cittadinanza era quem oferecia serviços relacionados à obtenção de cidadania italiana.

Alerta para evitar golpes futuros

Especialistas no assunto afirmam que esse caso levanta sérios questionamentos sobre o processo de cidadania por descendência, inclusive em outros países. Para garantir a integridade e a confiança públicas, é premente que todos os processos sejam conduzidos de forma transparente e dentro da legalidade.

O caso segue em investigação pelas autoridades italianas subordinadas ao Ministério Público do Norte de Nápoles. O artista Rodrigo Faro e sua esposa estão tentando provar inocência.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile