Nesta quinta-feira (09), o líder do governo russo, Vladimir Putin, admitiu que dois mísseis foram lançados para derrubar drones ucranianos. Entretanto, acabaram explodindo perto da aeronave da Azerbaijan Airlines, que saía de Baku, capital do Azerbaijão, e caiu em Aktau, no Cazaquistão. Matando 38 pessoas no dia 25 de dezembro de 2024.
Na época, o piloto da aeronave acreditava ter batido em um grupo de pássaros, porém Putin afirma que as investigações até o momento foram por conta de destroços desses dois mísseis que fizeram o avião cair.
Admissão de Putin
Num dos momentos mais sinceros do presidente Vladimir até o momento. Em que Moscou era a culpada pela queda do avião. Putin ofereceu suas desculpas novamente ao presidente Ilham Aliyev e prometeu indenização aos afetados da tragédia e continuar a investigação até que se entenda o que exatamente cada fato do ocorrido.
Registro de avião após a queda (Vídeo: reprodução/YouTube/UOL)
O encontro entre Putin e Aliyev ocorreu em Dushanbe, capital do Tajiquistão. Nesta quinta-feira (9), Vladimir e Ilham apertaram as mãos e sorriram antes de uma reunião bilateral no Tajiquistão, na qual Putin falou sobre a queda do avião. As declarações de Putin admitindo publicamente um raro pedido de desculpas a Ilham, o líder do Kremlin, chamou de “trágico incidente”. Em razão do qual o avião caiu depois que as defesas aéreas russas foram implantadas contra drones ucranianos, porém os mísseis explodiram, o que causou a queda da aeronave.
Causas da queda da aeronave
O presidente Aliyev ficou irritado na época da queda do avião e chegou a criticar publicamente a Rússia, que, segundo Ilham, tentaram encobrir a causa do incidente. Entretanto, nesta quinta-feira (09), ele expressou gratidão pelo fato de Putin ter considerado necessário destacar essa questão em nossa reunião, disse Aliyev a Putin.
Foto do avião derrubado (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Anadolu)
Putin afirmou que ambos os mísseis lançados não atingiram o avião diretamente, entretanto, se isso tivesse acontecido, ele teria caído no local, mas eles explodiram, talvez como medida de autodestruição. Assim, o dano foi causado, principalmente, não pelas ogivas, mas provavelmente pelos destroços dos próprios mísseis. Até por isso, o piloto percebeu a colisão com pássaros, o que ele relatou aos controladores de tráfego aéreo russos. Vladimir também afirmou que continua a investigação sobre tudo que aconteceu, poucos metros de distância.
