São Paulo completa 470 anos: acompanhe as transformações da cidade em fotos históricas

Iamara Lopes Por Iamara Lopes
4 min de leitura
Foto Destaque: Centro de São Paulo em fotografia panorâmica (Foto: reprodução/ Getty Images/Aventuras na História)

São Paulo comemora seus 470 anos nesta quinta-feira (25). Fundada por padres jesuítas em 1554, entre eles padre Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, recebeu esse nome em homenagem ao apóstolo Paulo, cuja data de conversão é celebrada na mesma data.

São Paulo nunca foi capital do Brasil. Improvável metrópole com somente 31.385 habitantes em idos de 1872, dado do primeiro censo nacional, era minúscula quando comparada ao Rio de Janeiro (274.972 habitantes) ou Salvador (129.109 habitantes) que lideravam as maiores cidades do país na época. De uma vila isolada, onde se falava a língua geral paulista, (originária do contato dos dialetos indígenas tupi e a língua portuguesa) até se tornar a maior cidade do Brasil e da América Latina, São Paulo é movimento e transformação. 

Responsável por gerar sozinha 10% de toda a riqueza do Brasil, desde 1960 é a capital mais rica e populosa do país, com atuais 11,5 milhões de habitantes. Supera países como Suécia e Portugal. 

A contribuição de Guilherme Gaensly na documentação fotográfica

O fotógrafo suíço Guilherme Gaensly desempenhou um papel crucial na documentação do desenvolvimento de São Paulo. Natural de Wellhausen, Suíça, Gaensly chegou ao Brasil ainda criança e, no final do século XIX, registrou a cidade em uma série de cartões postais chamada “Lembrança de São Paulo”. Vendendo suas fotos na Suíça, contribuiu para divulgar a imagem da cidade no exterior. Em 1899 o suíço registrou imigrantes italianos na Hospedaria dos Imigrantes e no Porto de Santos. 

Transformações urbanas do Rio Tamanduateí ao MASP



Lavadeiras no Rio Tamanduateí, no centro (Foto: reprodução/ Guilherme Gaensly/O Globo)

As fotos de Gaensly também revelam as transformações urbanas ao longo dos anos. Em 1904, o Rio Tamanduateí era limpo e utilizado diariamente pelos moradores da região. No entanto, hoje, o rio está contaminado devido à poluição proveniente de córregos afluentes. É possível visualizar na fotografia a antiga Ponte do Carmo, conexão com a Ladeira do Carmo e o Caminho do Brás (atual Av. Rangel Pestana). Ao fundo, a torre da Igreja do Carmo, preservada até os dias de hoje. 

Outro marco nas transformações de São Paulo é a construção do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o MASP é um dos mais importantes centros culturais da cidade e o primeiro museu moderno do país. Inicialmente localizado no centro da cidade, na Rua 7 de Abril, o museu foi transferido para a Avenida Paulista em 1968, em um edifício projetado pela renomada arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Atualmente, o MASP recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.

Acompanhe algumas transformações na galeria abaixo:


Bairro da Liberdade, Rua Galvão Bueno (Foto: reprodução/ Divulgação/Casa Vogue)
Construção do MASP na avenida Paulista, Lina Bo Bardi à direita, em 1963 (Foto: reprodução/Luiz Hossaka/Arquivo da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP/O Globo)
Masp a partir da av. Nove de Julho (Foto: reprodução/Gabriel Cabral/Folhapress)

Em 470 anos, São Paulo passou por inúmeras mudanças, desde uma vila até uma metrópole global. Um dos grandes responsáveis pela transformação da capital paulista foi Ramos de Azevedo, responsável pelo maior e mais longevo escritório de arquitetura e urbanismo do Brasil. Nascido na capital paulista em 1851 e formado na Bélgica, seu escritório construiu diversos prédios históricos, ainda em funcionamento como o Theatro Municipal de São Paulo, Palácio da Justiça, Palácio das Indústrias (atual museu Catavento), Casa das Rosas e a Capela do Cemitério da Consolação, entre outros. 

Jornalista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduanda em Jornalismo Investigativo. Leitora voraz, entusiasta de diferentes idiomas, documentarista, apaixonada por viagens, histórias e direitos humanos. Amo o jornalismo, independente do formato. Exploradora do universo dos blogs e agora newsletters.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile