São Paulo pode vivenciar recorde histórico de calor em maio

Gabriela Bita Por Gabriela Bita
2 min de leitura
Foto destaque: Avenida 23 de Maio, SP (reprodução/Davi Costa/Unsplash)

Na tarde da última quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 31,3 °C na cidade de São Paulo. De acordo com o Climatempo, essa pode ser considerada uma das tardes mais quentes que o município já teve.


Vista aérea da Avenida Paulista (Foto: reprodução/Gabriel Ramos/Unsplash)

Recordes de altas temperaturas

Segundo o Climatempo, a previsão da máxima para esta quinta-feira (2) foi de 33º em São Paulo. Essa temperatura é um recorde histórico de calor para a capital paulista. Desde que se iniciaram as medições meteorológicas regulares no Mirante de Santana em 1943, os termômetros não haviam marcado temperaturas acima de 31,7ºC no mês de maio.

Dados do Inmet mostram que em outros quatro diferentes anos houve altas temperaturas registradas em um dia de maio na cidade. Em 2003, os termômetros marcaram 30,1ºC e em 2010 e em 2024, São Paulo vivenciou um calor de 31,3ºC. A maior temperatura que já havia sido registrada até esta quinta-feira ocorreu em 03 de maio de 2001, quando os termômetros chegaram a 31,7ºC.


Termômetro em uma rua de São Paulo marcando 33ºC (Foto: reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil)

Madrugada quente e mínimas também altas

A madrugada da última quarta foi a mais quente de maio desde 1961, de acordo com o Climatempo. Além disso, o veículo informa que a temperatura mínima do dia 1º de maio foi de 20,9ºC, um recorde para o mês desde 2019, quando a mínima foi de 20,8ºC. A média das temperaturas mínimas para o mês é de 14,7ºC.

O país enfrenta uma onda de calor desde o último dia 22 de abril e, segundo o Climatempo, ela deve persistir até 10 de maio. O veículo analisa que as altas temperaturas são fora do comum e que elas já atingiram níveis excepcionais, principalmente nas regiões centrais do Brasil. Nesse cenário, a população experimenta temperaturas típicas do verão durante o outono brasileiro.

Redatora no site In Magazine; Estudante de Jornalismo na Unesp; amante de moda, cultura e temas sociais
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile