O Vaticano declarou nesta sexta-feira (21), que o Papa Francisco, 88, apresentou melhora e já realiza alguns trabalhos no hospital Gemelli, em Roma. Internado há 08 dias, para tratar uma pneumonia bilateral, o pontífice dormiu bem esta noite e se alimentou pela manhã, conforme informações oficiais. No entanto, a equipe médica, informou que Sua Santidade não está fora de perigo e seu quadro clínico precisa ser monitorado.
“O papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos”
(Sergio Alfieri, um dos membros da equipe médica do papa em entrevista coletiva)

Ainda assim, o Papa Francisco, segundo o Vaticano, tem apresentado melhora por dois dias seguidos. Uma fonte não oficial declarou que o pontífice respira sem ajuda de aparelhos, atendeu algumas ligações telefônicas e realizou alguns trabalhos burocráticos.
Pneumonia Bilateral
É uma infecção pulmonar que afeta ambos os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Seus sintomas incluem: febre, dificuldade para respirar e tosse.
Trata-se de um quadro clínico que requer atendimento médico especializado e, conforme a causa, pode envolver o uso de antibióticos, antivirais, antifúngicos e suporte respiratório.
Renúncia
Apesar do quadro de saúde do pontífice inspirar cuidados, o Papa Francisco já descartou a possibilidade de renunciar. Mesmo com a saúde fragilizada, tem a intenção de permanecer no cargo até o final de seu ministério.
Até hoje, conforme estudos, em toda história da Igreja Católica, somente quatro papas renunciaram. Bento XVI, renunciou após 600 anos da renúncia do último papa, Gregório 12, que deixou o seu papado em 1415. Em fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI renunciou definitivamente. Em sua carta de renúncia informou não ter mais forças físicas para continuar o seu papado. Sendo sucedido pelo Papa Francisco em 13 de março do mesmo ano.