Secretário de Estado dos EUA afirma que 100% de Gaza é vítima da fome

Raniel Macêdo Por Raniel Macêdo
4 min de leitura
Foto destaque: Anthony Blinken ainda pretende visitar Arábia Saudita e Egito (reprodução/Getty Imagens Embed /Darrian Traynor)

Anthony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, afirmou, nesta terça-feira (19), que toda a população de Gaza sofre “em níveis graves de insegurança alimentar aguda”

Cem por cento da população afetada 

O secretário de Estado realizou uma viagem as Filipinas no intuito de saudar a ampla diplomacia entres os países, aproveitando a oportunidade para dissertar quanto a situação estreita do conflito entre Israel e Hamas.

“De acordo com as medidas mais respeitadas destas coisas, 100% da população de Gaza encontra-se em níveis graves de insegurança alimentar aguda. É a primeira vez que uma população inteira é classificada desta forma”, disse Blinken, em uma conferência de imprensa nas Filipinas, país do sudeste asiático.

Anthony Blinken ainda se estendeu, classificando o embate de Israel e a Palestina como uma situação horrível em âmbito humanitário, destacando as mulheres e crianças, e também os homens como principais vítimas da guerra. O norte-americano ainda implorou para que Israel protegesse os civis. 


https://inmagazineig2.websiteseguro.com/wp-content/uploads/2024/03/crianca-gaza-medo-2.mp4
Criança palestina em fuga de hospital em meio aos bombardeios provocados por Israel (reprodução/Instagram/@cartunista_das_cavernas)

Ele continua, afirmando que é de responsabilidade dos chefes israelitas tornar uma prioridade a proteção dos civis, enquanto se defende.

“É absolutamente responsabilidade de Israel, enquanto age para se defender de 7 de outubro de que isso aconteça novamente, para tornar uma prioridade a proteção dos civis – aqueles que foram pegos em perigo, e para fornecer ajuda àqueles que precisam desesperadamente de assistência humanitária.”

Ainda na conferência, o secretário afirmou ter solicitado a existência de plano por parte de Israel para Gaza após o término da guerra, qual ele espera que seja em breve. Segundo Blinken, o plano deve ser consistente conforme as necessidades israelitas para sua defesa e garantir que o 7 de outubro se torne irreprisável.

Ainda durante esta semana, Anthony Blinken, irá visitar a Arábia Saudita e também o Egito, se reunirá com líderes governamentais para discutir quais serão os esforços necessários para chegar a um “acordo de cessar-fogo imediato” na batalha entre Israel e Hamas. 

Gaza em meio à fome 

Conforme relatório apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), as 2,2 milhões de pessoas que habitam as terras palestinas em meio a guerra travada não possuem comida suficiente, com metade da população a beira de níveis críticos da falta de alimento, e que a fome deverá chegar ao norte de Gaza “a qualquer momento entre meados de março e maio de 2024.

Em meio a fome e a insegurança alimentar rigorosa que a Faixa de Gaza enfrenta, Israel se manifestou quanto à Corte Internacional de Justiça (CIJ) e pediu para que ordens de emergência para aumento da ajuda humanitária em Gaza não fossem mais emitidas. O governo israelense ainda classificou o pedido da África do Sul para o supracitado como “moralmente repugnante“.  

Em um documento divulgado nesta segunda-feira (18), Israel alega se preocupar com a real situação humanitária e com as vidas inocentes afetadas pelas ações de guerra tomadas durante o confronto em Gaza, que causaram danos e vitimaram crianças e mulheres.

Os advogados que representam o país negam acusações quanto ao sofrimento humanitário causado de forma deliberada no território palestino, onde a fome se expande e milagres de pessoas já foram vitimadas pela guerra.

Seguir
Formado em Design Gráfico, mas com o coração sempre voltado para a escrita, busco me aventurar cada vez mais na área que tanto admiro. Encontrei na oportunidade como redator um caminho para crescer e me desenvolver profissionalmente, desbravando uma área vasta e, muitas vezes, subestimada. Posso não ter muito a dizer, mas tenho um universo inteiro para escrever.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile