Segundo ONGs, sobe para 12 o número de mortes em protestos na Venezuela

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto destaque: Venezuelanos protestando depois da divulgação dos resultados das eleições (Reprodução/Jesus Vargas/Getty Images Embed)

A Venezuela segue tendo vários protestos em todo o país. Nessa terça (30/07), ONGs que estão na Venezuela informam que o número de mortos nesses protestos aumentou para 12 mortes.

Ontem foi o segundo dia de grandes protestos na Venezuela, protestos que sofreram uma violenta repressão das forças venezuelanas, o fato deixou algumas pessoas feridas e várias outras pessoas presas.

A ONG Foro Penal, por meio de seu diretor Alfredo Romero, publicou que houve duas mortes em Caracas, uma em Tachira, 3 mortes em Aragua, 3 em Yaracuy e 2 em Zúlia.

A decima segunda morte teria sido de um militar, segundo informações de Tarek Saab, procurador-geral venezuelano.

Os protestos acontecem depois da líder da oposição, Marina Colina Machado, declarar que tem provas da vitória de Edmundo Gonzalez contra Nicolás Maduro. Corina revela ter cópias de 84% das atas eleitorais, e inclusive as publicou em um site.


Ao fundo, a líder da oposição Marina Corina Machado, comandando protestos no país (Foto: reprodução/Alfredo Lasry R/Getty Images Embed)


Pressão da comunidade internacional

Boa parte da comunidade internacional pressiona o governo de Nicolás Maduro, a recontar os votos de maneira pública. A OEA, por exemplo, não reconhece o resultado publicado pelo CNE, responsável pelas eleições venezuelanas.

Protestos de venezuelanos ocorrem inclusive em outros países além da Venezuela, foi registrado protestos na Espanha, México e Argentina.

As detenções na Venezuela

Além da divulgação do número de mortes, a ONG Foro Penal também divulgou o número de detenções que estão acontecendo durante esses protestos. 177 foram presas até ontem à tarde, a maioria dessas detenções ocorreram na capital venezuelana, Caracas.

Mas ao contrário da Foro Penal, o Ministério Público da Venezuela revelou um número bem maior de detenções, segundo a instituição foram feitas 7 49 detenções.

Podemos ter noção da intensidade de protestos no país, por meio de um relatório da ONG Laboratório da Paz, foi informado que houveram 210 protestos por toda a Venezuela, e que parte dela ocorreram repressões das forças de segurança venezuelanas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile