Suécia confirma o primeiro caso de mpox do tipo mais severo

Ana Carolina Piragibe Por Ana Carolina Piragibe
2 min de leitura
Varíola dos macacos (Reprodução\KontekbRothers\Getty Imagens embed)

Nesta quinta-feira (15), a Suécia confirmou o primeiro caso de uma variante mais severa de mpox, doença classificada como “emergência de saúde internacional” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Tivemos a confirmação durante a tarde de que temos um caso na Suécia do tipo mais grave de mpox, aquele chamado Clado 1”, disse Jakob Forssmed, ministro da Saúde do país, em uma entrevista coletiva.

Segundo o ministro, o paciente contraiu a infecção durante uma viagem à África e teve o diagnóstico confirmado após retornar à Suécia, onde está recebendo tratamento médico.“É o primeiro caso causado pelo Clade I a ser diagnosticado fora do continente africano”, informou Saúde Pública da Suécia.

“É provável que nos próximos dias e semanas sejam registrados outros casos importados do clado 1 na região europeia” referindo-se à nova variante da mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”. Divulgou a Organização Mundial da Saúde.


Mpox, anteriormente conhecido como “varíola dos macacos” (reprodução/Getty Images News/Getty Images embed)


O que é Clado 1

Clado é um termo técnico empregado para diferenciar as diversas variantes do vírus. Clado 1 é um grupo genético de coronavírus que causa a mpox (varíola dos macacos). Clados são categorias que classificam organismos com base em suas relações evolutivas. Esse reconhecimento é importante para o monitoramento de surtos e o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.

A “MPOX” era chamada anteriormente de “varíola dos macacos”. No entanto, o surto da doença não está relacionado aos primatas, pois todas as transmissões identificadas foram atribuídas ao contágio entre pessoas. A mudança foi implementada para evitar estigmatização e melhorar a precisão no diagnóstico da doença.

Tratamento

A condição é grave e não possui um tratamento específico. A cura está diretamente ligada à forma clínica apresentada. O tratamento consiste apenas em fornecer medicamentos que aliviem a coceira e a dor, focando no alívio dos sintomas. É importante seguir as orientações de serviços de saúde para manejo adequado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile