INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Temperaturas caem no Rio e em SP após onda de calor

Queda das temperaturas será breve e os termômetros voltam a subir na sexta-feira

Mulher com guarda-chuva na rua representando um dia de baixa temperatura
Temperaturas caem nas capitais do sudeste (Foto: reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil/CNN Brasil)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (25) em São Paulo e no Rio de Janeiro anuncia queda na temperatura. Na última quarta (24) os termômetros marcaram altos índices em alguns pontos das cidades, no entanto, a máxima para hoje na capital fluminense é de 27ºC, enquanto em São Paulo ela fica em 25ºC.


Avenida Paulista (Foto: reprodução/Nathana Rebouças/Unsplash)

Frente fria em alto mar

De acordo com o jornal O Globo, o motivo da queda na temperatura é a passagem de uma frente fria em alto mar. No Rio de Janeiro, ocorre o transporte de umidade do oceano para o continente, o que resulta na temperatura máxima de 27ºC e mínima de 25ºC. Além disso, segundo o Alerta Rio, haverá céu nublado e chuva fraca e isolada pela tarde na capital fluminense.

Na capital paulista, as temperaturas ficam entrem 25ºC (máxima) e 19ºC (mínima). Em relação à máxima prevista no dia anterior, há uma diminuição de 7ºC em São Paulo e 9ºC no Rio.

Breve queda

Em ambas as capitais as temperaturas devem começar a subir já na sexta-feira (26). O Alerta Rio anunciou a máxima para o sábado de 33ºC (com mínima de 16ºC); em SP a máxima pode chegar a 35ºC (com mínima de 19ºC).

No domingo, os termômetros marcam entre 33ºC e 21ºC. Segundo o O Globo, na capital fluminense haverá diminuição da nebulosidade durante o final de semana e não há previsão de chuva.


Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Samuel Wesley Silva/Unsplash)

Outras regiões

Enquanto nas capitais ocorre a frente fria em alto mar, no Mato Grosso do Sul e em partes de Minas Gerais e de São Paulo, as temperaturas permanecem elevadas por conta da passagem do anticiclone. O fenômeno é uma área de alta pressão atmosférica, o que faz com que o ar desça da atmosfera superior para a superfície, criando condições de tempo estável e seco. As temperaturas devem ficar de 3ºC a 5ºC acima das médias para os estados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um monitoramento sobre uma onda de calor nas regiões. O Instituto publicou uma série de alertas para esta quinta-feira, na imagem abaixo as manchas amarelas na Bahia, São Paulo, Paraná e vários estados do norte do país, indicam acumulados de chuva e “Perigo Potencial” para chuvas intensas.


Áreas em alerta de perigo para chuvas intensas (Foto: reprodução/OGlobo)

As regiões alaranjadas representam “Perigo” para os mesmos fenômenos, sendo Manaus e Salvador os principais alvos. O Inmet emitiu também um alerta de baixa umidade relativa do ar, de acordo com o órgão, ela deve ficar entre 30% e 20% em áreas do Rio, São Paulo, Minas, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...