Nos últimos dias, três estados norte-americanos tiveram pessoas mortas vítimas do rigoroso temporal que assola o país com tornados e tempestades. Ao menos 28 mortes já foram confirmadas, sendo 19 delas em Kentucky, 7 em Missouri e 2 na Virgínia.
Desde quarta-feira (14), cerca de 1500 relatos de tornados, granizos e fortes tempestades foram registrados pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), que ainda não determinou o número exato de tornados que atingiram o centro dos EUA.
Milhões de americanos seguem em zona de risco e diversos estados seguem sob alertas extremos de tornado.
Previsão e risco de tempestade nesta terça-feira (20)
Segundo a previsão meteorológica, o sistema de tornados e temporais toma direção ao leste norte-americano nesta terça-feira, deixando mais de sete milhões de pessoas sob risco.
Regiões como o norte de Arkansas devem sofrer com chuva e risco de inundação. Já Ohio e Tennessee devem enfrentar a chegada de tornados e granizo, o que preocupa a população local.
Os danos causados até agora
Os Estados Unidos sofre desde a semana passada com rigorosos temporais, que já resultaram na destruição de milhares de residências e até então na morte de 28. Relatos de rajadas de vento, granizo, tempestades e tornados causaram mortes em três estados.
Na última sexta-feira (16), a região de St.Louis e o Condado de Williamson foram atingidas por tornados, que destruíram centenas de casas e deixaram mais de sete pessoas feridas. A região mais afetada foi a de Kentucky, que registrou 17 mortes neste fim de semana.
A infraestrutura de energia do país também sofreu danos significativos. Segundo o site PowerOutage, foram registradas 700 mil residências sem energia na manhã do último sábado (17).
Enquanto os danos e o avanço das condições climáticas ainda são avaliados, as equipes de resgate seguem realizando o seu trabalho nas áreas já afetadas por essa adversidade.