As inscrições para o segundo semestre do Prouni terminam hoje. Os estudantes têm até 23h59 desta sexta-feira (4). As inscrições precisam ser realizadas no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), por meio do login gov.br, informando CPF e senha.
O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) trata-se de um programa do governo federal que concede bolsas de estudo, sendo elas integrais (100%) ou parciais (com 50% de desconto na mensalidade), em faculdades particulares.
Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, obtendo média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Além disso, existem requisitos relacionados à renda. Neste segundo semestre, serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, dentre elas 118 mil integrais, em que o aluno não terá custos durante o ensino acadêmico, e mais de 93 mil bolsas parciais, nas quais o estudante só precisará pagar metade da mensalidade.
Os participantes podem acessar a página do Prouni para verificar a distribuição das bolsas ofertadas pelo programa.
Datas do Prouni e como funciona
Inscrições: 30 de junho a 4 de julho
Resultado da primeira chamada: 7 de julho
Resultado da segunda chamada: 28 de julho
Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
Resultado da lista de espera: 22 de agosto
O participante tem duas opções para poder marcar. Ele deve colocar em ordem de preferência o curso, a instituição e o turno. Logo depois, o candidato terá que escolher se vai disputar as vagas pela ampla concorrência ou por cotas, caso tenha direito. Por último, é necessário ficar monitorando todos os dias a nota de corte do curso escolhido. Se o interessado desejar mudar a opção de curso, faculdade ou turno, pode fazer isso tranquilamente.
O resultado da primeira chamada ocorrerá nesta segunda-feira (7). Os candidatos pré-selecionados serão notificados pela instituição, mas vale lembrar que o participante precisa ficar atento em caso de erro.
Publicação do MEC sobre o 2º semestre do Prouni (Foto: reprodução/X/@min_educacao)
O que é pré-selecionado
É simples: o participante pré-selecionado ainda não garante a vaga. Caso falte algum documento no momento da entrega à universidade ou surja outro problema, ele pode perder a oportunidade. Nessa situação, o estudante que estiver na sequência da lista de classificação é convocado, o que é algo que costuma acontecer, especialmente quando o candidato é chamado por alguma universidade pública.
Vale lembrar que é necessário comprovar a renda per capita e o certificado de conclusão escolar, e que os estudantes que estudaram no ensino particular sem ser na modalidade bolsista também podem participar do processo.