Um terremoto de alta magnitude atingiu Mianmar, um país localizado no sudeste asiático, nesta sexta-feira (28). O tremor também foi intensamente sentido na China.
De acordo com a TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram, pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas em decorrência do terremoto.
Na Tailândia, um prédio em construção caiu em decorrência dos tremores. Até o momento, foram confirmadas 5 mortes, mas as equipes de resgate ainda procuram 117 desaparecidos sob os escombros.
Prédio desaba por conta de terremoto em Mianmar (Vídeo: reprodução/X/@reporterenato)
Abalo sísmico
Na escala Richter, que mede a força dos tremores de um terremoto, este teve magnitude 7,7, considerado na escala como “muito forte”.
Para efeito de comparação, o maior terremoto já registrado na história foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960.
O que se sabe até agora
O tremor ocorreu na tarde de sexta-feira (madrugada pelo horário de Brasília) e teve seu epicentro localizado a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar.
Especialistas apontam que a pouca profundidade do epicentro agravou a força do tremor, visto que isso fez com que ele fosse sentido mais fortemente.
Acerca dos danos no país, a Organização das Nações Unidas (ONU) não deu muitos detalhes, além de dizer que “os danos foram significativos” na região central do país. Além disso, a Myanmar National Airlines, companhia aérea de Mianmar, cancelou voos.
Outra instituição que se pronunciou sobre as destruições foi a Cruz Vermelha:
A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”
Disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está em viagem a Hanói, no Vietnã, outro país do sudeste asiático. No entanto, não há registros de dano no país.