Nesta sexta-feira (5), a região de Nova York foi atingida por um terremoto de magnitude 4,8. Seu epicentro ocorreu na cidade de Lebannon, no estado de Nova Jersey, localizado a 60 quilômetros de Nova York. Filadélfia e Boston também sentiram o tremor.
Começo do tremor
O tremor foi sentido pela primeira vez por volta das 10:28 no horário local (11:28 no horário e Brasília) de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS) e a profundidade do terremoto foi de 5 quilômetros abaixo da superfície, considerado baixo, mas com possibilidade de aumento do tremor.
Veja o momento em que o tremor é sentido durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização da Nações Unidas):
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Nova York, ainda não há registros de danos ou mortes.
Voos cancelados e acionamento da Casa Branca
De acordo com a agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA,sigla em inglês), os voos do aeroporto de Newark, na região de Nova York, estão cancelados. O aeroporto John F. Kennedy também teve as atividades interrompidas, mas retomou os voos, de acordo com a FAA.
A Casa Branca informou que o Presidente Joe Biden foi informado do ocorrido e está tomando as devidas medidas de segurança para monitorar o impacto.
Eric Adams, porta-voz do prefeito de Nova York, informou que apesar de não haver mais informações sobre grandes impactos neste momento, ainda estão avaliando o impacto.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirma estar preocupada com as réplicas e diz que estão levando este terremoto muito a sério.
A conta do Twitter do Empire State Building, famoso edifício de Nova York, brincou tweetando: “Estou bem”
A USGS afirma que não é incomum que haja tremores e terremotos na região de Nova York, mas sua magnitude é rara.
No bairro do Brooklyn, residentes da região afirmaram sentir os prédios tremerem e ouviram o barulho de uma explosão.