Terremoto em Tawain: sobe para nove o número de mortos

Sofia Souza Por Sofia Souza
4 min de leitura
Foto destaque: terremoto em Taiwan deixa 9 mortos e mais de 700 feridos. (Reprodução/Hualien County Fire Departament)

Nesta quarta-feira (03), pouco antes das 8h no horário local, Tawain sofreu um terremoto com magnitude superior a 7 graus, deixando nove mortos e cerca de 730 feridos, no entanto, não há informações sobre o estado de saúde desses feridos. O fenômeno foi registrado por vários taiwaneses e moradores da ilha que publicaram vídeos nas redes sociais do momento em que presenciavam o terremoto. 

Alertas de possíveis tsunamis chegaram a ser emitidos aos moradores da costa leste de Taiwan, no entanto, horas depois, essa possibilidade foi descartada. De acordo com as autoridades taiwanesas, os terremotos registrados na manhã desta quarta-feira (03), no horário local, foram os maiores registrados em 25 anos. 


Edifício localizado no condado de Hualien ficou inclinado após registro de terremoto com escala superior a 7 graus. (Foto: reprdução/Getty Images Embed)


O terremoto mais forte em 25 anos

Núcleos geológicos, responsáveis por calcular a magnitude de um terremoto e emitir informes à população, de todo o mundo, calcularam a dimensão do fenômeno registrado na manhã desta quarta-feira (03) em Taiwan. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o terremoto com 7,4 graus de magnitude. Já a Agência Meteorológica de Taiwan informou que, na verdade, foram 7,2  graus. 

Registros apontam que o epicentro do abalo foi localizado a 18km do sul do condado de  Hualien, localizado na costa leste de Taiwan, com profundidade de aproximadamente 34,8 km. “O terremoto foi próximo da superfície e pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas (…) foi o mais forte em 25 anos”, informou Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico taiwanês.

Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, ordenou que o Exército Nacional apoie os resgates de eventuais desaparecidos, além disso, ordenou o trabalho conjunto entre as agências meteorológicas locais e centrais. 

Depoimentos de brasileiros moradores da ilha 

Começaram a cair as coisas aqui em casa, os vidros começaram a quebrar. Eu saí tão desesperada que nem peguei chinelo. Descalça, quase rolando as escadas, porque mexia muito, para lá e para cá, nos degraus“.  

Helena Wang, brasileira moradora do condado de Hualien, cidade mais atingida pelos terremotos registrados em Taiwan nesta quarta-feira (03).

Eu corri desesperadamente, porque nunca vi tão forte”, relatou Wang. Moradora da ilha há três anos, ela havia acabado de deixar a filha de 11 anos na escola e tinha acabado de chegar em casa, localizada no centro da cidade. Ao jornal Folha de S.Paulo, Helena relatou que nunca tinha passado por algo assim desde que se mudou para Taiwan. 

Miguel Magalhães, representante do Brasil na ilha asiática, também declarou que nunca havia visto algo parecido. “Nos meus 40 anos de diplomacia, nunca vi um terremoto assim. A gente mora no 14º andar, balança muito mais”, relatou.

Além disso, Magalhães também confessou ter se sentido apavorado durante os minutos em que se perdurou os abalos. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile