Tornados deixam três pessoas mortas nos Estados Unidos e causam fortes estragos

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura
Foto Destaque: destroços após a passagem do tornado em Ohio (Reprodução/AP Photo/Joshua A. Bickel)

Na noite da última quinta-feira (14), um tornado no estado de Indiana, Estados Unidos, e matou três pessoas, de acordo com as últimas informações da imprensa local. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) já havia comunicado que um tornado era ‘provável’ na cidade de Winchester, onde as mortes ocorreram.

Um alerta já havia sido emitido pelo órgão para mais de 13 milhões de pessoas na região central do país, que estava sob vigilância de tornado e forte risco de tempestades em três estados. Até o momento, apenas foram registrados os óbitos decorrentes dos três moradores de um parque de trailers em Winchester, que fica 113 km noroeste da capital do estado, Indianapolis.

O tornado faz parte do conjunto de tempestades que vêm atingindo o centro-oeste dos Estados Unidos em dias recentes, nos estados de Ohio, Kentucky, e Indiana, além de parte do Arkansas e o extremo noroeste do Texas. No total, já são oito tornados avistados, e que foram confirmados brevemente pelo NWS.


Visão de drone de devastação em Indiana (Foto: reprodução/O Globo)

Estados afetados

Até o momento, foram registrados tornados fortes em alguns municípios de dois dos estados mais afetados:

  • Em Switzerland County, Indiana;
  • Em Licking County, Ohio;
  • Em Mercer County, Ohio.

Em Ohio, a situação é diferente de Indiana, com as tempestades que passam pelo Vale no estado tendo maior probabilidade de gerar tornados. Com efeito, o estado conteve um dos mais perigosos, com “oitocentos metros de largura“, mas sem mortes anunciadas até agora.

É pura devastação. Nunca vi nada assim em toda a minha vida“, disse Amber Fagan, presidente da Câmara de Comércio de Indian Lakes, no oeste do Ohio.

Previsões

Tempestades e tornados são comuns no sul dos Estados Unidos por causa de sua proximidade geográfica com o Golfo do México e as Montanhas Rochosas, providenciando um choque de ventos quentes e frios, que em certas altitudes, formas as condições perfeitas para causar o fenômeno meteorológico. Mas no geral, os eventos não tendem a durar por muito tempo.

De acordo com o meteorologista Jonathan Erdman, o clima deve acalmar em Ohio já durante o fim de semana. No entanto, a tendência é de que as próximas temporadas de tornados sejam cada vez mais imprevisíveis, por causa das várias consequências do aquecimento global e mudanças climáticas em escala mundial.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile