Donald Trump fez uma série de acusações contra a ex-candidata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris. Por meio de publicações na rede social criada pelo próprio presidente americano, Truth Social, o republicano alegou nesta segunda-feira (19) que a cantora Beyoncé recebeu propina de US$ 11 milhões (cerca de R$ 56,6 milhões) para apoiar a campanha de Harris na corrida presidencial de 2024.
Trump alega que o suposto pagamento foi feito para garantir a participação surpresa da cantora em um comício de Kamala em Houston, no Texas, durante a campanha. Ele afirmou que Beyoncé e outras celebridades foram pagas ilegalmente no que seria parte de um “golpe eleitoral”
Beyoncé e Kamala ((Foto: reprodução/Jordan Vonderhaar/Getty Images Embed)
De acordo com reportagens, Beyoncé recebeu 11 milhões de dólares para subir ao palco, endossar rapidamente Kamala e sair sob vaias por nunca ter se apresentado, nem mesmo com uma música! Lembrem-se: os democratas e Kamala pagaram ilegalmente milhões de dólares a ela por não fazer nada além de dar um endosso entusiasmado a Kamala”, escreveu o republicano.
Embora Trump não tenha citado as supostas reportagens, continuou “ISSO É UM GOLPE ELEITORAL ILEGAL DO MAIS ALTO NÍVEL! É UMA CONTRIBUIÇÃO DE CAMPANHA ILEGAL!”. Ele também acusou outras celebridades que demonstraram apoio ao Partido Democrata além de Beyoncé
Bruce Springsteen, Oprah, Bono e, talvez, muitos outros têm muito o que explicar!”, escreveu em letras garrafais.
O ex-presidente declarou horas antes que pretende abrir uma investigação sobre ações dos “artistas antipatriotas”. “candidatos não podem pagar por ENDOSSOS, e foi exatamente isso que Kamala fez, disfarçado de pagamento por entretenimento”, escreveu, em postagens realizadas no domingo (18).
Além disso, foi um esforço muito caro e desesperado para artificialmente inflar o número reduzido de pessoas em seus eventos, isso não é legal! Foi uma forma corrupta e ilegal de se aproveitar de um sistema quebrado”, disparou.
Fake news
Tina Knowles, mãe de Beyoncé, já havia negado em novembro de 2024, rumores de que a filha teria recebido dinheiro para participar do comício. A primeira acusação veio da comentarista política conservadora Candace Owens. Na ocasião, a postagem foi marcada pelo Instagram como fake news e foi removida da plataforma.
Mãe de Beyoncé, Tina Knowles, de 71 anos (Foto: reprodução/JB Lacroix/Getty Images Embed)
“Isso se chama Informação Falsa”, escreveu Tina Knowles em postagem no Instagram.
Infelizmente, outras plataformas sem integridade ainda mantêm isso no ar. A mentira é que Beyoncé teria recebido 10 milhões de dólares para falar em um comício em Houston para a vice-presidente Kamala Harris, quando, na verdade, Beyoncé não recebeu um centavo sequer para falar no comício de Kamala Harris em Houston”, declarou.
Ataques à Biden
As acusações de Trump vieram menos de 24 horas após o fim dos ataques do político à Joe Biden e a manifestação de apoio ao democrata em meio ao diagnóstico de um câncer agressivo. Antes de mudar o foco dos ataques para Kamala, o republicano criticou duramente Joe Biden por meses.
Durante a campanha, Trump zombou da saúde do ex-presidente e questionou suas capacidades cognitivas. Ele também imitou seus gestos e o apelidou de “Joe sonolento”.