Nesta segunda-feira (16) em meio a escalada do conflito entre Irã e Israel, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez um pronunciamento forte em suas redes sociais, onde ele alerta que todos deveriam se retirar de Teerã imediatamente. Foi dito pelo presidente americano que o país iraniano deveria ter firmado acordo nuclear com os EUA. O Irã comunicou que não haverá negociação enquanto estiver sob ataque.
O conflito entre Israel e Irã se iniciou na noite da última quinta-feira (12), pois de acordo com Israel, o objetivo dos ataques seria para impedir um avanço no programa nuclear do pais iraniano. Porém, os países vivenciam esses conflitos a alguns anos, muito por conta de rivalidades impostas ainda no período da guerra fria.
A medida em que o conflito entre Israel e Irã continua escalando, as lideranças mundiais se posicionam em relação a acordos e possíveis tratativas. As ofensivas dos países seguem devastando e afetando toda a população das regiões afetadas, além da economia global.
Fala de Trump
Em publicação no Truth Social, o presidente americano comenta sobre o momento de tensão que o conflito vem gerando. Pouco tempo após a publicação, foi confirmado por uma autoridade da Casa Branca que o post refletia sobre a urgência nas tratativas e que o Irã deveria se sentar na mesa de negociações. Para Trump, o país iraniano deveria ter assinado o acordo que previa limitar atividades nucleares. Ainda segundo o presidente, o Irã não pode ter uma arma nuclear e pede para que todos evacuem a capital do Irã, Teerã.
Desde abril, Estados Unidos e Irã realizaram um total de cinco negociações indiretas referente ao programa nuclear iraniano. No último sábado (14), o ministro das Relações Exteriores de Omã anunciou o cancelamento da sexta rodada de conversas O Irã comunicou a Omã e Catar que não irá negociar com os americanos enquanto seu território estiver sob ataques israelenses e até que a resposta de Teerã seja concluída.
Netanyahu seria responsável
O atual ministro das relações exteriores do Irã, Abbas Araghchi, utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre os ataques que o país vem sofrendo. Na visão dele, as ofensivas israelitas tem como objetivo frear as negociações entre Estados Unidos e Irã. As conversas entre os países tinha como objetivo firmar acordo que limitava atividades nucleares realizadas pelos iranianos. Para Araghchi, os ataques de Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, são criminosos.
No último sábado (14) aconteceria mais um encontro para negociar as tratativas de um possível acordo entre Irã e Estados Unidos, porém, os ataques fizeram com que a sexta reunião entre os dirigentes dos países fosse cancelada. Araghchi afirmou que, caso Trump seja sincero em relação à diplomacia e esteja interessado em interromper esta guerra, os próximos passos serão importantes.