Trump revela conteúdo de carta deixada por Biden

O Presidente dos EUA brincou que ele poderia divulgar uma carta “muito bonita” de Joe Biden

Por Pedro Silvini - https://pedrosilvini.substack.com/
3 min de leitura
Foto Destaque: Momento em que Trump encontra a carta na mesa do Resolute (Reprodução/Jim Watson/Getty Images embed)

Donald Trump, 47º presidente dos Estados Unidos, divulgou nesta quarta-feira (22), a carta escrita por seu antecessor, Joe Biden. A tradição de escrever uma mensagem ao próximo presidente é seguida desde 1989.

Na segunda-feira, conforme reportado pelo correspondente da Fox News, Peter Doocy, Trump encontrou a carta – um envelope branco endereçado a “47” – depois de ter questionado se Biden havia deixado uma mensagem para ele, enquanto o então presidente assinava uma série de ordens executivas no Salão Oval, diante de um grupo de repórteres.

“É possível que sim. Não é isso que eles fazem, deixam sobre a escrivaninha? Não sei”, respondeu Trump a Doocy, antes de descobrir a carta.

Conteúdo da carta

Em uma conferência na Casa Branca, na Sala Roosevelt, Trump descreveu a carta como uma mensagem “inspiradora”, antes de começar a leitura do conteúdo:

À medida que me despeço deste cargo sagrado, desejo a você e à sua família tudo de melhor nos próximos quatro anos. O povo americano – e o povo de todo o mundo – espera que esta casa se mantenha firme diante das inevitáveis tempestades da história. Minha oração é que os próximos anos tragam prosperidade, paz e graça para nossa nação.
Que Deus os abençoe e os guie, assim como Ele tem abençoado e guiado nosso amado país desde a nossa fundação.

Joe Biden


Conferência de imprensa feita na Casa Branca. (Vídeo: reprodução/Youtube/New York Post)


Despedida de Biden

Joe Biden foi o primeiro presidente a se encontrar na posição única de escrever uma carta para seu sucessor, que é o mesmo antecessor, que lhe deixara uma mensagem quatro anos antes.


Atual Presidente e o seu antecessor, Joe Biden, no Salão Oval (Foto: Reprodução/Instagram/@apnews)


Embora tenha descrito a carta de Trump como uma “generosa mensagem”, Biden optou por não compartilhá-la publicamente na ocasião, mantendo-a em caráter privado.

Antes de sua posse, em seu último discurso como presidente, Biden desejou sucesso ao novo governo de Trump, mas não deixou de emitir uma série de advertências pontuais, afirmando que “muita coisa está em jogo neste momento”.

O ex-presidente democrata expressou uma preocupação sobre o crescente poder dos ultra-ricos nos Estados Unidos, alertando para o risco de uma oligarquia emergente, que ameaçaria os fundamentos da democracia americana.

https://pedrosilvini.substack.com/
Seguir
Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura, enxerga essas áreas como ferramentas poderosas para entender o mundo e criar conexões entre diferentes perspectivas.
Sair da versão mobile