O presidente dos EUA, Donald Trump, falou neste domingo (15) sobre o conflito entre Irã e Israel, visando um acordo entre as partes. No entanto, a negociação para o fim dos ataques ainda não tem um prazo determinado para acontecer.
“Acho que está na hora de um acordo, vamos ver o que acontece. Às vezes, eles [Irã e Israel] têm que lutar, mas vamos ver o que acontece”, falou o presidente norte-americano.
Trump disse ainda que não responderia se pediu ao governo de Benjamin Netanyahu que suspendesse os ataques, mas afirmou que os EUA apoiam a defesa do aliado. O presidente americano fez o comentário enquanto se deslocava da Casa Branca com destino ao Canadá, onde participaria da cúpula do G7.
Antes, Donald Trump tinha dito que os EUA poderiam se envolver no conflito, mas, por enquanto, não. O presidente americano respondeu que não há prazo para que o Irã retome as negociações nucleares, mas que os países estão conversando. “ Gostaria de fazer um acordo. Algo assim tinha que acontecer”, disse.
O conflito tem feito vítimas após ofensivas neste domingo (15). O Ministério da Saúde do Irã informou que o país registra 224 mortos até o momento. Do lado israelense, 13 mortes foram confirmadas. As negociações nucleares entre EUA e Irã estavam sendo mediadas nos últimos meses por Omã. Porém, a rodada mais recente de negociação foi cancelada, após Israel iniciar ofensivas contra Teerã. O Catar, aliás, teve papel importante na intermediação entre Israel e Irã no passado.
Tanto Omã, quanto Catar tm boas relações com Irã e Estados Unidos e se comunicam diretamente com Israel. Por fim, os governos do Irã, Catar e Omã foram questionados sobre o relato, mas optaram por não se manifestar.