Turistas desaparecidos em Goiás após entrarem em caverna são encontrados

3 min de leitura
Foto Destaque: Caverna do Parque Estadual da Terra Ronca, em Goiás (Reprodução/Instagram/@bonitourviagens)

O desaparecimento dos turistas ocorreu neste domingo (30), no Parque Estadual da Terra Ronca, em Goiás. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o grupo havia entrado na caverna por volta das 14h20, sem o acompanhamento de um guia local, levando como auxílio apenas os celulares para fazer a iluminação. Uma das integrantes do grupo decidiu esperar do lado de fora por seus companheiros, que não retornaram.

A jovem, namorada de um dos turistas, acionou os bombeiros após perceber a demora do retorno do grupo. As autoridades fizeram buscas até o começo da madrugada de hoje (1) com ajuda de profissionais e moradores locais, que conheciam a região. O trabalho foi retomado nesta manhã e conseguiram encontrar todos os integrantes vivos e sem ferimentos.

Ainda não há registros oficiais sobre o que aconteceu com detalhes. Anteriormente, quando ainda estavam fazendo as buscas, a pasta informou que as equipes acreditavam que o grupo havia conseguido sair da caverna e estariam perdidos na mata fechada da região do Buracão, já que rastros foram identificados na mesma rota.


Caverna do Parque de Terra Ronca (Foto: reprodução/Instagram/@mturismo)

Buscas

De acordo com a instituição, as buscas foram realizadas com quatro equipes compostas pelos funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, além de guias turísticos, uma brigada comunitária e moradores da região. Também foram usados drones para realizar uma varredura aérea. 

Salathyel Gomes, o comandante do batalhão dos bombeiros em Posse, explicou dizendo: foi identificado a falta deles ontem 18h, quando anoiteceu e eles não retornaram ao local determinado.

Parque Terra Ronca

O parque foi criado em 1989 e delimitado em 1996, segundo a Semad. Ele conta com cavernas, variadas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, cachoeiras, rios e sítios ecológicos. 

Em 2023, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca, documento que estabelece normas para o uso de cavernas no parque. Estima-se que no interior do parque existam mais de 200 cavernas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile