Na manhã desta quarta-feira (18), alguns usuários do X (antigo Twitter) tiveram acesso à rede social, sobretudo através do aplicativo, pela rede wi-fi. A plataforma, que era sucesso no Brasil, está suspensa desde o dia 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com as últimas informações da internet, o acesso ao aplicativo foi restaurado tanto para IOS quanto para o Android. Contudo, ao tentar acessar a plataforma através de navegadores como o Google Chrome e Safari, os usuários relatam dificuldades.
Ainda não existe uma confirmação oficial quanto à liberação do serviço pela Justiça, uma vez que o funcionamento está bastante irregular. No entanto, o possível retorno gerou diversas reações nas redes sociais. Os internautas compartilharam memes a respeito da situação, descrevendo a possibilidade de voltar a ser “malucos na rede” ou a “morrer de saudade” das postagens na rede social.
Nota divulgada
Em comunicado enviado ao portal O TEMPO, o Supremo Tribunal Federal informou que uma instabilidade permitiu o acesso a algumas contas.
“O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, diz comunicado oficial.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que controla o bloqueio, também afirma que não recebeu nenhuma ordem para liberar o X no Brasil e, em nota, informa que o caso desta quarta-feira (18) está sendo avaliado tecnicamente.
Relembre a suspensão
A rede social “X”, mais conhecida como Twitter foi bloqueada em todo o país no dia 30 de agosto de 2024, após um desentendimento entre o ministro Alexandre de Moraes e o dono da plataforma, Elon Musk.
O ministro determinou que Musk cumprisse algumas ordens judiciais, pagasse as multas e apresentasse um representante legal da rede no Brasil, o que não foi cumprido dentro do prazo estipulado e resultou no bloqueio da rede social no país.