INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Vice presidente da Argentina marca votação no Senado sem se consultar com Milei, que publica indireta nas redes sociais

Em publicação no X, sem citar o nome de Victoria Villarruel, gabinete da Presidência se mostra insatisfeito com a agenda congressista

Javier Milei e Victoria Villarrue. demostram relação enfraquecida após publicação de comunicado no X.
Foto destaque: Javier Milei e sua vice, Victoria Villarruel, demostram relação enfraquecida após publicação de comunicado no X. (Reprodução/@JefaturaAR/X)

Nesta quarta-feira (13), o presidente da Argentina, Javier Milei, se mostrou publicamente insatisfeito com sua vice, Victoria Villarruel. Isso porque, Villarruel teria iniciado a tramitação do Decreto de Necessidade de Urgência (DNU) no Senado sem previamente  consultar Milei. 

Popularmente conhecido como “decretaço”, o DNU é uma espécie de medida provisória, na qual prevê reformas na economia Argentina. No entanto, enquanto o “drecretaço” não fosse enviado para votação no Congresso, o presidente ainda teria tempo para conquistar maioria de votos. Dessa forma, a atitude de Villarruel foi vista como premeditada, além de ter causado insatisfação por não ter sido avisada previamente à Milei. 


Com a presença de seus ministros, Javier Milei anuncia Decreto de Necessidade de Urgência (DNU), o “decretaço“, para conter a instabilidade da economia argentina. (Foto: Reprodução/@JefaturaAR/X)

Gabinete da Presidência posta indireta à vice nas redes sociais

Em publicação no X, sem citar o nome de Victoria Villarruel, o gabinete da Presidência divulgou uma nota com diversas indiretas direcionadas à vice-presidente. O comunicado declarava que “alguns setores da classe política pretendem avançar com uma agenda própria e não consultada”, além disso, agradeceu aos congressistas que “que não se prestam ao jogo perverso daqueles que deliberadamente entorpecem o desenvolvimento da nação”.

A nota divulgada enfatizou a insatisfação com a tramitação do DNU no Senado argentino, inclusive nomeando a medida provisória no decorrer do comunicado. “Tanto o tratado apresentado no DNU 70/23 como a iniciativa de promover uma forma de reformulação sem consenso violam o espírito de acordo promovido pelo presidente na sua convocatória ao Pacto de Maio”, expressou a nota divulgada pelo perfil oficial do gabinete da Presidência no X, nesta quarta-feira (13). 

Decretaço” será votado nesta quinta-feira (14)

Nesta quinta-feira (14) às 11h no horário de Brasília, o Senado argentino discutirá, pela primeira vez, a tramitação do Decreto de Necessidade de Urgência (DNU), medida provisória que visa a reformulação da economia Argentina proposta por Javier Milei, logo quando assumiu a presidência no final de 2023. 

A vice-presidente, Victoria Villarruel, até tentou prorrogar o início da discussão do “decretaço” para a próxima semana, no entanto, senadores de oposição conseguiram pressionar para que a votação se iniciasse já nesta quinta-feira (14). 

Isso porque, diferentemente do Brasil, na Argentina, o vice-presidente eleito é pleiteado automaticamente com o cargo da presidência do Senado. Dessa forma, é nítida a importância de Villarruel na articulação política das votações do Congresso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − três =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...