INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio 2024

A escola carregou para a Marquês de Sapucaí a ancestralidade africana e conquistou seu terceiro título do Carnaval

viradouro ganha carnaval 2024
Foto Destaque: Viradouro durante seu desfile na Apoteose no último domingo (Reprodução/Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval/carnavalesco.com)

Unidos da Viradouro é a vencedora do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro! Nesta quarta-feira (14), pela primeira vez, a grande apuração do Carnaval 2024 aconteceu na Cidade do Samba e contou com uma série de novidades.

Com uma análise emocionante e complexa, a escola oriunda de Niterói levou, pela terceira vez, o troféu de primeiro lugar. Inspirada na ancestralidade africana e na representação da serpente como culto religioso, a Viradouro passeou pela passarela da Apoteose sendo bastante ovacionada e elogiada pelo público.

Detalhes do desfile da Viradouro de 2024


viradouro durante o desfile
A serpente que saía do tripé da comissão de frente da escola foi uma grande surpresa para todos presentes na Apoteose (Foto: reprodução/Hermes de Paula/oglobo.globo.com)

O enredo intitulado “Arroboboi, Dangbé” retratou a crenças voduns africanas, com destaque para a cobra sagrada de Benin. Nos mitos contados pelos mais velhos, o animal é uma grande batalhadora e vencedora de guerras do século XVIII, tornando-se para o seu povo a volta uma deusa cultuada. Desta forma, a exaltação das mulheres negras, mais especificamente as mulheres da Costa da Mina, foi explorada ao longo de todo o desfile.

Esse enredo é centenário. A gente vai até o século XVIII em Benin, onde nasceu o culto à serpente através de uma batalha. A Unidos da Viradouro vai entrar com um exército na avenida para saudar essa serpente vitoriosa […] Pela força da mulher e pelo espírito delas que se passa essa energia.

Carnavalesco Tarsício Zalon

Entre os grandes destaques do espetáculo, a comissão de frente trouxe um carro médio repleto de jovens guerreiras com uma coreografia sincronizada. Em determinado momento, a luz na Marquês de Sapucaí se apagava parcialmente, o que fazia com que a alegoria fosse toda iluminada e uma enorme serpente saia de seu interior e se arrastava pela avenida.


carro alegórico da viradouro
Imagem de um dos carros alegóricos apresentados pela Unidos da Viradouro durante seu desfile (Foto: reprodução/Hermes de Paula – Ag O Globo/oglobo.globo.com)

Com uma forte predominância de cores vibrantes como laranja, rosa e vermelho, os carros das alas sempre apresentavam elementos referentes as serpentes e as mulheres. Por fim, a bateria da escola – conhecida por seu apelido de Furacão Vermelho e Branco – contou com atabaques em suas batidas e fez sua apresentação em conjunto com Érika Januza, que permanece no cargo de Rainha de Bateria por três anos.

Desempenho na apuração


torcedores da viradouro
Torcedores da Viradouro se uniram na quadra da escola em Niterói nesta quarta-feira (14) para assistir a apuração (Foto: reprodução/Hermes de Paula/oglobo.globo.com)

Considerada uma das grandes promessas do Carnaval deste ano, a Unidos da Viradouro conseguiu gabaritar requisitos na apuração como: Evolução, Bateria, Comissão de Frente, Samba Enredo e Fantasias.

Durante o evento, a Vermelha e Branca teve momentos de tensão ao ficar empatada com escolas como Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio. No entanto, a grande comemoração veio minutos antes do anúncio oficial, com a escola alcançando uma pontuação de 270,0. A Viradouro retorna à Apoteose no próximo sábado (17) para o emblemático desfile das campeãs.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quinze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...