Vladimir Putin afirma que Rússia está perto da cura do câncer

Presidente do maior país do mundo afirmou que os cientistas de sua nação vão conseguir produzir os imunizantes

16 fev, 2024
“Estamos muito perto de criar as chamadas vacinas contra o câncer e drogas imunomoduladoras de nova geração”, afirmou o presidente russo em discurso (Reprodução/folha.uol/reuters/BBCnews)
“Estamos muito perto de criar as chamadas vacinas contra o câncer e drogas imunomoduladoras de nova geração”, afirmou o presidente russo em discurso (Reprodução/folha.uol/reuters/BBCnews)
Putin-cura-câncer

Na quarta-feira (14), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na televisão que os cientistas de seu país estão próximos de desenvolver uma vacina que combaterá o câncer. O líder da maior nação do mundo declarou que, em breve, o imunizante estará disponível para todos que precisarem. A cura para essa doença tem sido buscada por anos por diversos países e instituições.

Desenvolvimento da vacina russa

Vladimir Putin deu seu discurso durante um fórum sobre futuras tecnologias, em Moscou. O presidente ainda afirmou que espera que o imunizante tenha tanto sucesso que as pessoas possam usá-lo de maneira individual. O comandante não especificou para qual tipo de câncer sua vacina será utilizada, nem deu nenhum tipo de prazo para que ela seja liberada para o público.

Hoje em dia, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo todo, sendo as doenças cardiovasculares a primeira causa. Em 2022, mais de dez milhões de pessoas morreram por causa da doença no ano todo. A título de exemplo, isso significa que uma a cada seis mortes tem algo relacionado à doença, e aproximadamente 70% dessas mortes ocorrem em países pobres.


Em ano eleitoral, opositor de Putin é encontrado morto na prisão (Vídeo: reprodução/YouTube/tvcultura)

Esforço global

Combater o câncer não é uma prioridade apenas do país comandado por Vladimir Putin; todas as nações do mundo estão atrás de uma cura para esta doença. O Reino Unido chegou a firmar um acordo com a empresa BioNTech para realizar testes em pacientes que possuem melanoma e reunir dez mil pessoas até 2030. As empresas Moderna e Merck estão desenvolvendo um imunizante que já comprovou ser eficaz para diminuir pela metade a chance de morte depois de três anos de tratamento.

Já estão disponíveis imunizantes para doenças como HPV e Hepatite B, doenças que podem levar ao câncer. A Rússia já provou ter uma boa equipe de cientistas quando, durante a pandemia de Covid-19, o país conseguiu desenvolver sua própria vacina e vender para outros países que queriam combater a doença.

Mais notícias