INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

vulcão em marte
https://www.youtube.com/watch?v=tDuEvaVRmAo

Notícias

Vulcão de grande escala é descoberto em Marte e designa novos planos de estudos

Denominado como “noctis”, o vulcão proporciona novos direcionamentos para as pesquisas sobre Marte realizadas nos últimos anos

Uma grande novidade para o mundo da ciência foi divulgada nesta semana! Durante a 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, que teve seu início na última segunda-feira e percorrerá até sexta-feira (15), cientistas anunciaram a descoberta de um vulcão em Marte. O evento está ocorrendo um The Woodlands, localizada no Texas, nos Estados Unidos.

Com um apelido dado pelos especialistas, o vulcão está sendo chamada de “Noctis” e apresenta 9.022 metros de altura e 450 km de largura. A novidade pode alterar e despontar novas análises acerca do planeta como um todo.

Detalhes divulgados sobre o vulcão


vulcão em marte
Detalhes sobre o vulcão encontrado em Marte feito por tecnologias 3D (Foto: reprodução/Mars Express © ESA/DLR/FU Berlin CC BY-SA 3.0 IGO. Interpretação geológica e anotações de Pascal Lee e Sourabh Shubham 2024/revistagalileu.globo.com)

Ao que tudo indica, devido a sua formação e magnitude, a estrutura ficou ativa no planeta por muitos anos. Além disso, foi encontrada evidências de gelo glacial perto de sua base, o que leva a conclusão de que o vulcão pode ter sido constituído por meio do encontro entre piroclásticos, lava e gelo – tudo isso ao longo de um certo período geológico.

Essa área de Marte é conhecida por ter uma grande variedade de minerais hidratados que abrangem um longo período da história marciana. Há muito se suspeitava de um ambiente vulcânico para esses minerais. Portanto, talvez não seja tão surpreendente encontrar um vulcão aqui. De certa forma, esse grande vulcão é uma ‘arma fumegante’ há muito procurada.

Sourabh Shubham – estudante de pós-graduação do Departamento de Geologia da Universidade de Maryland e coautor do estudo

A existência do vulcão foi sinalizada por especialistas após o envio de alguns satélites para Marte a fim de outros viés de pesquisa – projetos como “Marinier 9”, “Mars Odyssey” e “Mars Express” foram alguns dos citados. No entanto, o rumo das análises foi modificado quando eles descobriram que estavam diante de uma estrutura gigantesca e erodida.

Os estudos em Marte a partir de agora

No comunicado oficial, Pascal Lee, autor do estudo e cientista dos Institutos Seti e Marte, a estrutura vulcânica é tão antiga e ampla que seria possível caminhar ou voar através dele na busca de coletar informações. Com isso, o cenário tornara-se propício e com uma aparência mais atrativa para estudos relacionados a exploração robótica e humana no planeta.

É realmente uma combinação de coisas que torna o local do vulcão Noctis excepcionalmente empolgante. Ele também tem um longo histórico de interação do calor com a água e o gelo, o que o torna um local privilegiado para a astrobiologia e nossa busca por sinais de vida.

Pascal Lee

Por fim, para além da surpresa e entusiasmo dos cientistas a partir de agora, o desenvolvimento completo do vulcão ainda é um mistério. Ademais, não foi possível saber se sua última atividade pode ser considerada recente, ou se ele poderá entrar em erupção em determinado momento futuro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...