Whatsapp registra queda em todo o Brasil

Rhayra Hallen Por Rhayra Hallen
3 min de leitura
Foto destaque: Whatsapp caiu nesta tarde de quarta (Reprodução/Jakub Porzycki/NurPhoto/ Getty Images Embed)

Nesta quarta-feira (03), os aplicativos do grupo Meta apresentaram instabilidade. Enquanto o WhatsApp parou de funcionar, o Instagram e Facebook permaneceram no ar, porém com bastante lentidão para exibir conteúdos e dificuldade para fazer login.

Problemas relatados

Segundo o Downdetector, um dos sites usados para receber relatos dos usuários que “é alimentado por relatórios de usuários imparciais e transparentes, e indicadores de problemas de toda a web. O Downdetector ajuda pessoas em todo o mundo a entender as interrupções em serviços vitais, como internet, redes sociais, plataformas de hospedagens na web, bancos, jogos, entretenimento e muito mais.”. Foram registradas mais de 100 mil reclamações para aplicativo WhatsApp, onde 62% das notificações foram pela dificuldade de envio de mensagens, 29% pela conexão com o servidor e 9% pelo funcionamento do website “Whatsapp Web”. O Instagram recebeu cerca de 4 mil notificações e o Facebook 800.

Pronunciamento da Meta


Whatsapp diz que está trabalhando para reestabelecer a conexão
Pronunciamento do Whatsapp após instabilidade (Foto: reprodução/x/whatsapp)

A Meta fez um comunicado oficial pela rede social X, na conta do WhatsApp. “Sabemos que algumas pessoas estão enfrentando problemas no momento. Estamos trabalhando para que tudo volte a 100% para todos o mais rápido possível” justificou. As contas do Instagram e Facebook não se pronunciaram.

O maior número de relatos da queda aconteceu por volta das 15h, voltando a funcionar cerca de 35 minutos depois, gradualmente.

Reação dos usuários

Não é a primeira vez que acontece algum problema nos servidores da Meta, e o público, claro, não perdeu o bom humor, mesmo com as implicações.


Comentário sobre a queda das redes sociais da Meta (Vídeo: reprodução/x/@dougnappa)

Os termos “WhatsApp”, “Zuckerberg” (criador da empresa) e “Instagram e Facebook” chegaram aos Trendings Topics do Twitter, agora chamado de “X”, e reuniram mais de 400 mil posts com a temática.

Em um mundo onde o online se tornou essencial, a queda das plataformas dificulta para quem trabalha de forma remota e até na comercialização de produtos que, muitas vezes, são anunciados no Instagram e Facebook. A necessidade de comunicar levou alguns usuários a migrarem para o Telegram, Discord e aplicativos semelhantes.

Além do Brasil, países como Estados Unidos, França, Chile e Canadá também relataram problemas com a rede.

Seguir
Rhayra Hallen é estudante do último período de Jornalismo, apaixonada pelo universo da comunicação e atua atualmente como redatora, assistente de comunicação e social mídia
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile